Dois soldados russos capturados em território da Ucrânia

usarmyeurope / Flickr

-

O exército ucraniano capturou hoje dois soldados russos no leste da Ucrânia, suspeitos de utilizar sistemas antiaéreos portáteis, numa altura em que Kiev estima que cerca de 70% das tropas russas já terão abandonado o território.

O batalhão de voluntários “Lougansk-1”, que combate ao lado do exército ucraniano, “prendeu dois militares russos, suspeitos de utilizar sistemas portáteis antiaéreos contra a aviação militar ucraniana”, garantiu o porta-voz militar ucraniano, Andrii Lyssenko.

O anúncio surge no quinto dia de “respeito”, segundo o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, “pelo cessar-fogo” que pôs fim a cinco meses de conflito na Ucrânia.

“De acordo com a informação que recebi dos nossos serviços secretos, 70% das forças russas já retiraram”, afirmou Poroshenko. “[esta retirada] dá-nos esperança no futuro da manutenção da paz”, acrescentou.

A presença de tropas russas em território ucraniano foi sempre negada por Moscovo.

No final de agosto, as forças ucranianas capturaram pela primeira vez 10 paraquedistas russos no leste do país, cujas gravações dos interrogatórios foram difundidas pelas televisões locais como prova da “intervenção” russa.

O presidente russo, Vladimir Putin, minimizou o incidente, afirmando que as suas tropas estavam em território ucraniano “por acidente“.

Os paraquedistas já foram repatriados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Alves escolhido para a presidência executiva do Banco Montepio

Pedro Gouveia Alves, atual presidente do Montepio Crédito, foi escolhido para novo CEO do Banco Montepio. O nome reuniu o consenso de Carlos Tavares e de Tomás Correia. O Banco Montepio escolheu Pedro Alves como novo …

Tancos. Sindicato dos procuradores sugere que ordem para não inquirir Costa e Marcelo é ilegal

O Sindicato dos procuradores sugere que a ordem do diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que travou a inquirição de António Costa e de Marcelo Rebelo de Sousa, como testemunhas no …

Guardas prisionais voltam à greve pela quinta vez desde setembro

Esta será a quinta greve dos guardas prisionais, convocada pelo SNCGP, desde setembro. O presidente do sindicato diz que, caso se mantenha o silêncio do Governo, vão ser marcadas mais paralisações para dezembro. Os guardas prisionais …

PSD apresenta queixa sobre votos da emigração. Publicação dos resultados das eleições suspensa

O PSD apresentou uma reclamação ao Tribunal Constitucional a pedir a revisão dos resultados. A publicação dos resultados fica suspensa, pondo em causa as tomadas de posse da Assembleia da República e do Governo. Nesta medida, …

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …