Dois soldados russos capturados em território da Ucrânia

usarmyeurope / Flickr

-

O exército ucraniano capturou hoje dois soldados russos no leste da Ucrânia, suspeitos de utilizar sistemas antiaéreos portáteis, numa altura em que Kiev estima que cerca de 70% das tropas russas já terão abandonado o território.

O batalhão de voluntários “Lougansk-1”, que combate ao lado do exército ucraniano, “prendeu dois militares russos, suspeitos de utilizar sistemas portáteis antiaéreos contra a aviação militar ucraniana”, garantiu o porta-voz militar ucraniano, Andrii Lyssenko.

O anúncio surge no quinto dia de “respeito”, segundo o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, “pelo cessar-fogo” que pôs fim a cinco meses de conflito na Ucrânia.

“De acordo com a informação que recebi dos nossos serviços secretos, 70% das forças russas já retiraram”, afirmou Poroshenko. “[esta retirada] dá-nos esperança no futuro da manutenção da paz”, acrescentou.

A presença de tropas russas em território ucraniano foi sempre negada por Moscovo.

No final de agosto, as forças ucranianas capturaram pela primeira vez 10 paraquedistas russos no leste do país, cujas gravações dos interrogatórios foram difundidas pelas televisões locais como prova da “intervenção” russa.

O presidente russo, Vladimir Putin, minimizou o incidente, afirmando que as suas tropas estavam em território ucraniano “por acidente“.

Os paraquedistas já foram repatriados.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.