NASA descobre dois novos lagos de água derretida sob o gelo da Antártida

Um novo estudo revelou dois lagos subglaciais ativos na Antártida. A descoberta vai ajudar a aprofundar o conhecimento já antigo da região mais fria do Pólo Sul.

O enorme manto de gelo da Antártida esconde uma estrutura preservada há milhões de anos que alberga inúmeros mistérios nos seus milhares de metros de profundidade, como centenas de lagos de água derretida.

Recentemente, uma equipa de cientistas conseguiu melhorar os mapas destes sistemas de lagos ocultos sob a camada de gelo da Antártida Ocidental com o uso do Satélite de Gelo, Nuvem e Elevação Terrestre 2 da NASA, ou ICESat-2.

De acordo com o comunicado da agência espacial norte-americana, foram descobertos dois lagos subglaciais ativos que passaram despercebidos anteriormente.

“O ICESat-2 é como se colocássemos um par de óculos após usar o primeiro ICESat – os dados são de uma exatidão tão alta que podemos começar a mapear os limites desses lagos pela superfície”, explicou o glaciologista Matthew Siegfried.

O especialista e a sua equipa compilaram os dados do ICESat, do ICESat-2 e também do CryoSat-2, um satélite de observação da Agência Espacial Europeia (ESA), que contemplavam o período de 2003 a 2020, para monitorizar lagos subglaciais ativos e compensar assim as lacunas de tempo do ICESat-2.

Grandes ou pequenas, o ICESat-2 mapeia as mudanças de elevação com uma precisão de apenas alguns centímetros, utilizando um sistema de altímetro a laser capaz de medir a superfície terrestre com detalhes sem precedentes.

Segundo o comunicado, o satélite mede a altura da superfície de gelo, que, apesar da sua enorme espessura, sobe ou desce à medida que os lagos se enchem ou esvaziam sob a camada de gelo.

“A altimetria a laser do ICESat-2 amplia a avaliação dos lagos subglaciais, mas também oferece uma melhor compreensão do processo hidrológico ao capturar detalhes espaciais mais densos e mais precisos”, escreveram os cientistas, no artigo científico publicado este mês na Geophysical Research Letters.

Esta nova investigação mostra que um grupo de lagos, que inclui os lagos Conway e Mercer sob os fluxos de gelo Mercer e Whillans na Antártida Ocidental, estão a passar por um período de drenagem pela terceira vez desde que a missão ICESat original começou a medir as mudanças de elevação na superfície do manto de gelo em 2003.

Os dois lagos recém-descobertos também se situam nesta região.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …

O empresário John Textor

FC Porto tenta desviar John Textor. Empresário só quer o Benfica

John Textor foi abordado várias vezes nos últimos meses por intermediários alegadamente com ligações ao FC Porto, que procuravam levar o empresário a investir na SAD azul e branca. Mas o empresário assegura que, em …

Biden adia publicação de arquivos sobre assassinato de John F. Kennedy

A Casa Branca informou esta sexta-feira que irá adiar a publicação de documentos confidenciais relacionados com o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O atual presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou em comunicado que …

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …

"Venezuelização" do país. Governo arrasado pelos descontos para os combustíveis no IVAucher

O anúncio do Governo de um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível abastecido, através do programa IVAucher, está a ser duramente criticado por muitos portugueses. E há até quem fala na "venezuelização" do …

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …

A tábua babilónica que se descobriu ter a representação de um fantasma.

Tábua babilónica tem a mais antiga figura de um fantasma (e explica como livrar-se dele)

Foi oficialmente descoberta a representação mais antiga de um fantasma numa tábua de argila babilónica com 3.500 anos, que estava guardada no Museu Britânico, em Londres. A ilustração estava no museu desde o século XIX, mas …