Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

(dr) UPC

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal.

No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu em Terrassa, uma cidade na Catalunha. O evento foi testemunhado por muitas pessoas que, sem conhecimento, pensaram tratar-se de um sinal divino. Aliás, foi assim retratado por inúmeras fontes históricas que sobrevivem até hoje.

Porém, sempre se pensou que não tinham sido preservados quaisquer fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, como ficou conhecido. Até agora.

Segundo o jornal ABC, mais de três séculos depois, cientistas da Universidade Politécnica da Catalunha e do Museu de Ciências Naturais de Barcelona conseguiram identificar dois pequemos fragmentos do meteorito, que até então passaram despercebidos, numa coleção de objetos de uma família de boticários catalães.

“Encontrar um meteorito 300 anos depois é incrível. Não sei se há algum caso como este”, declarou Jordi Llorca, diretor do Centro de Investigação de Ciência e Engenharia Multiescala da UPC e autor principal do estudo publicado na revista científica Meteoritics and Planetary Science.

De acordo com o jornal espanhol, os dois fragmentos, de 50 e 35 gramas, estavam guardados num frasco de vidro com algumas anotações nas quais ainda se consegue ler “meteorito?” e “pedra que caiu (…) 1704”.

Os investigadores compararam estes achados com fragmentos dos quatro meteoritos que se sabe terem caído ou que foram encontrados na Catalunha entre 1851 e 1905 e concluíram que estes eram diferentes. Não restavam dúvidas: os fragmentos pertenciam ao meteorito que caiu, em 1704, naquele dia de Natal.

“Não se sabe como é que a família conseguiu os fragmentos, mas estes foram recolhidos logo após o impacto“, afirmou Llorca, justificando-se com o facto de as rochas serem muito frescas (ainda têm casca preta).

Compostos, principalmente, por silicatos e pequenas partículas metálicas, os fragmentos provêm de um condrito, um tipo muito comum de meteorito. A equipa acredita que este fazia parte de um dos asteróides primitivos que se agrupam num cinturão entre as órbitas de Marte e de Júpiter.

“Podem ter aproximadamente 4600 milhões de anos, muito mais antigos do que qualquer rocha terrestre, conclui o autor do estudo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e as pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …