Dois anos depois, sismo na Madeira

Magnitude 5.1 na escala de Richter, a Sul do Funchal. Último tremor de terra, na Madeira, foi sentido em Março de 2020.

A terra tremeu na Madeira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou que ficou registado um sismo na madrugada desta quarta-feira.

O sismo ocorreu perto das 4h30 da madrugada e tinha magnitude 5.1 na escala de Richter. O epicentro localizou-se a cerca de 45 km a Sul do Funchal.

O comunicado acrescenta que não se verificou qualquer dano pessoal ou material, embora tenha sido sentido nos concelhos de Câmara de Lobos, Ribeira Brava e São Vicente – intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada)

Essa intensidade V da escala de Mercalli significa que o sismo “foi sentido fora de casa, as pessoas são acordadas, pequenos objectos em equilíbrio instável deslocam-se ou são derrubados, as portas oscilam, fecham-se ou abrem-se, os estores e os quadros movem-se e os pêndulos dos relógios param ou iniciam ou alteram o seu estado de oscilação”.

A maioria das pessoas que vivem na zona mais afectada foi acordada por causa do sismo.

A Câmara Municipal do Funchal confirmou que não há registo de qualquer ocorrência significativa.

Até agora, não houve qualquer nova actualização sobre este fenómeno.

O Diário de Notícias da Madeira recorda que a última vez que os madeirenses sentiram foi em Março de 2020, na altura com magnitude 5.2 na escala de Richter. Nesse caso, registaram-se alguns danos ligeiros.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.