Dois anos depois, primeiro produto de canábis chega às farmácias em abril

Dois anos depois de aprovada a lei, as farmácias portuguesas já receberam “luz verde” para começar a vender o primeiro produto de canábis a partir de abril.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a informação esta quinta-feira, poderá ser vendida a partir de abril a flor seca com THC, usada através de vaporização e com recurso a um dispositivo médico certificado.

Ao Infarmed, responsável pela análise e aprovação das vendas, chegaram “três pedidos de autorização de colocação no mercado”, sendo que “todos [eram] referentes a flor de canábis inteira seca”.

Até agora, segundo a Autoridade Nacional do Medicamento, foi aprovado o produto que será comercializado pela Tilray, em sacos de 15 gramas, por cerca de 150 euros. Esta venda só é feita mediante receita médica.

Este produto tem um nível de THC indicado para seis finalidades: espasticidade associada à esclerose múltipla, náuseas e vómitos que podem resultar, por exemplo, de tratamentos de quimioterapia, estimulação do apetite em doentes oncológicos ou com SIDA que estão nos cuidados paliativos, dor crónica associada a doenças oncológicas, Síndrome de Gilles de la Tourette e glaucoma.

O Parlamento aprovou em julho de 2018 a lei que estabeleceu o quadro legal para a utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais, nomeadamente a sua prescrição e a sua dispensa em farmácia.

Toda a cadeia de produção, desde o cultivo da planta à sua preparação e distribuição, é conhecida e controlada, sendo possível garantir que os produtos são produzidos de acordo com todas as boas práticas e requisitos aplicáveis.

A utilização destes produtos depende da avaliação médica e a sua dispensa apenas pode ser realizada na farmácia com receita médica.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz anti-confinamento junta apoiantes e é acusado de desrespeitar a GNR

O juiz Rui Fonseca e Castro, fundador do grupo “Juristas Pela Verdade” e da associação “Habeas Corpus”, organizou uma manifestação em Palmela, mas está a ser acusado de não cumprir as regras. Três dias depois de …

Morreu Artur Garcia, nome da música ligeira portuguesa da década de 1960

O cantor Artur Garcia, de 83 anos, que protagonizou vários êxitos nas décadas de 1960 e 1970, morreu hoje, na Aldeia de Juzo, em Cascais, disse à Lusa o agente artístico António Fortuna. O artista, que …

Mosteiro dos Jerónimos está a ser lavado com álcool

O claustro do Mosteiro dos Jerónimos está a ser alvo de recuperação, com recurso a álcool a 70 graus, o mesmo que se usa para desinfectar as mãos contra a covid-19. Mas não tem nada …

Primeiras doses da vacina da Johnson & Johnson já chegaram a Portugal

Mesmo com o atraso na entrega das vacinas anunciado pela Johnson & Johnson na terça-feira, cerca de 31.200 doses deste fármaco chegaram a Portugal esta quarta-feira. O calendário de entregas apontava para a chegada da primeira …

Apenas 30 pessoas podem ir ao funeral do príncipe Filipe. Eis os convidados

Em altura de pandemia, o funeral do príncipe Filipe será discreto e reservado aos mais próximos. Assim sendo, e de modo a cumprir as normas de segurança, apenas 30 pessoas estarão presentes no último adeus …

Bastonário da Ordem dos Médicos diz que datas do desconfinamento “podem ser mantidas"

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou hoje que as datas do desconfinamento, agendadas pelo Governo, "podem ser mantidas" desde que não se descure parâmetros como “a vacinação, os mecanismos de proteção individual, e a …

"Critério de m***a": a honestidade de um treinador expulso

Quando o jogo estava resolvido, treinador da Alpendorada viu o cartão vermelho contra a Assomada. No final, contou literalmente o que aconteceu na conversa com a árbitra. O encontro decorreu neste domingo, relativo à 13.ª jornada …

EMA diz que benefícios da vacina da Johnson superam riscos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) salientou hoje que os benefícios relacionados com a vacina contra a covid-19 da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, superam os riscos, após casos de coágulos sanguíneos nos Estados …

Governo prepara “justo equilíbrio” para o desconfinamento, mas não descarta "eventual pausa"

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que o Governo vai adotar na quinta-feira "um justo equilíbrio" entre desconfinamento e medidas restritivas, ou de suspensão do processo de reabertura, nas zonas mais atingidas pela covid-19. Esta …

EUA acusam Rússia de destacar 25.000 militares adicionais para a Ucrânia

Os Estados Unidos acusaram hoje a Rússia de ter destacado nos últimos dias cerca de 25.000 soldados adicionais para posições junto à fronteira com a Ucrânia, “atividades militares inusuais” que consideram “desestabilizadoras”. “A Rússia tem agora …