Dois agentes da PSP suspensos por criticarem louvor no Facebook

Críticas de dois agentes da PSP num grupo privado no Facebook motivaram suspensão de 90 dias. Em causa está a distinção recebida por um agente por saber “colmatar fissuras nas paredes”.

Dois agentes da PSP do Porto criticaram, num grupo privado no Facebook, a atribuição de um louvor a um elemento da esquadra da Bela Vista, no Porto, destacado por “serviços de construção civil”. Devido às critica na rede social, os agentes foram castigados com uma suspensão de 90 dias sem vencimento.

De acordo com o Jornal de Notícias, um agente da PSP colocado na Esquadra da Bela Vista, no Porto, recebeu em setembro de 2014 uma condecoração por saber “colmatar fissuras nas paredes”. Este louvor foi partilhado nas redes sociais numa ordem de serviço, que chega diariamente aos agentes.

Os dois agentes, que fazem patrulha no Porto, discordaram desta atribuição e usaram expressões consideradas impróprias pelos seus superiores hierárquicos.

“Não são raras as vezes em que os louvores e elogios são contestados dentro da instituição, como em casos em que um agente é louvado porque é exímio na elaboração de centros de mesa florais, ou porque tem uma capacidade acima da média e habilidade extrema em tapar as fissuras das paredes em mau estado”, conta ao JN uma fonte policial.

“Enquanto isso, outros agentes passam ingloriosamente ao lado, apesar de anos e anos de profissionalismo, excelentes serviços e dedicação à comunidade”, refere ainda.

Os dois agentes da PSP tentaram recorrer da decisão, mas sem sucesso. O processo disciplinar valeu-lhes uma suspensão de 90 dias com perda de vencimento.

Vários elementos da PSP criaram, contudo, uma onda de solidariedade para colmatar a interrupção do vencimentos dos dois polícias, e angariaram fundos, tentando criar um fundo monetário para os elementos punidos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.