Dois agentes da PSP suspensos por criticarem louvor no Facebook

Críticas de dois agentes da PSP num grupo privado no Facebook motivaram suspensão de 90 dias. Em causa está a distinção recebida por um agente por saber “colmatar fissuras nas paredes”.

Dois agentes da PSP do Porto criticaram, num grupo privado no Facebook, a atribuição de um louvor a um elemento da esquadra da Bela Vista, no Porto, destacado por “serviços de construção civil”. Devido às critica na rede social, os agentes foram castigados com uma suspensão de 90 dias sem vencimento.

De acordo com o Jornal de Notícias, um agente da PSP colocado na Esquadra da Bela Vista, no Porto, recebeu em setembro de 2014 uma condecoração por saber “colmatar fissuras nas paredes”. Este louvor foi partilhado nas redes sociais numa ordem de serviço, que chega diariamente aos agentes.

Os dois agentes, que fazem patrulha no Porto, discordaram desta atribuição e usaram expressões consideradas impróprias pelos seus superiores hierárquicos.

“Não são raras as vezes em que os louvores e elogios são contestados dentro da instituição, como em casos em que um agente é louvado porque é exímio na elaboração de centros de mesa florais, ou porque tem uma capacidade acima da média e habilidade extrema em tapar as fissuras das paredes em mau estado”, conta ao JN uma fonte policial.

“Enquanto isso, outros agentes passam ingloriosamente ao lado, apesar de anos e anos de profissionalismo, excelentes serviços e dedicação à comunidade”, refere ainda.

Os dois agentes da PSP tentaram recorrer da decisão, mas sem sucesso. O processo disciplinar valeu-lhes uma suspensão de 90 dias com perda de vencimento.

Vários elementos da PSP criaram, contudo, uma onda de solidariedade para colmatar a interrupção do vencimentos dos dois polícias, e angariaram fundos, tentando criar um fundo monetário para os elementos punidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …