Dois acusados da violação coletiva de jovem brasileira condenados a 15 anos de prisão

Dois homens acusados de participarem da violação coletiva de uma jovem de 16 anos, em maio do ano passado no Rio de Janeiro, foram condenados a 15 anos de prisão, anunciou esta terça-feira o juiz responsável pelo caso.

A sentença foi divulgada em nota pelo juiz Aylton Cardoso Vasconcellos, que não quis dar mais detalhes sobre a situação dos outros réus, uma vez que o processo está protegido por segredo de Justiça.

O crime ganhou grande notoriedade no Brasil e teve repercussão internacional porque a denúncia inicial indicava que a jovem teria sido violada por 33 homens.

Esta informação constava num vídeo divulgado nas redes sociais pelos agressores, que filmaram a jovem nua e desmaiada depois dos abusos.

Raí de Souza e Raphael Assis Duarte Belo foram considerados culpados e condenados pelo crimes de violação de menor e produção e reprodução de vídeos com imagens de sexo envolvendo uma menor de idade.

Um terceiro acusado, identificado como Moisés Camilo Lucena, está foragido e deve ser julgado quando for preso.

Embora a menor tenha declarado que foi violada por 33 homens, a polícia estabeleceu que o crime foi cometido em diferentes momentos por uma dúzia de indivíduos.

A polícia acredita que a jovem foi violada por sete membros de um gangue e, num outro momento, por outros três homens.

Os detalhes do crime foram esclarecidos pelo testemunho dos detidos no caso e pelas imagens do telemóvel com o qual foram gravados os vídeos da jovem nua que foram divulgados na Internet.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …