Doentes não urgentes regressam em força aos hospitais. Já são 45% do total

(dr) Hospital de São João

A procura dos serviços de urgência dos hospitais está a aumentar. No total, são 45% os doentes ligeiros que ocupam as urgências.

O número de doentes não prioritários nos hospitais portugueses está a aumentar e já representa 45% do total durante o mês de agosto. A edição do Público avança que é esperado um aumento da pressão e que o objetivo é tentar que estes doentes sejam encaminhados para os centros de saúde – o problema é que muitos não aceitam.

A procura das urgências está a aumentar numa altura em que deverão começar a aparecer os primeiros casos de gripe sazonal e outros vírus respiratórios, o que faz aumentar a pressão nos serviços de urgência nos hospitais de todo o países.

Os serviços de urgência estão a tentar encaminhar os pacientes não prioritários para os centros de saúde, mas há muitos que não aceitam. O diário escreve que o problema se torna ainda mais grave este ano, com o novo coronavírus.

Dados do portal da Monitorização Diária dos Serviços de Urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS) revela que há um ligeiro aumento dos doentes com pulseiras verdes, azuis e brancas em todas as regiões do país.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo tem-se verificado uma tendência inversa, devido, em parte, à falta de resposta de alguns centros de saúde.

Em maio, no despacho que determinou que as instituições do SNS tinham que retomar a atividade por fazer durante o início da pandemia, a ministra da Saúde deu ordem para que os triados com cor branca, azul ou verde nas urgências fossem referenciados para os centros de saúde ou “outras respostas hospitalares programadas, com agendamento direto por hora marcada”.

No entanto, para além dos pacientes que não aceitam ser encaminhados, há médicos de família que alegam estar assoberbados por várias tarefas e que sublinham não terem capacidade para receber tantos casos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …