Cientistas revelam quais as doenças que devem ser prevenidas com edição genética

Um painel de especialistas determinou que a edição genética só deve ser usada na prevenção de doenças sérias causadas pela mutação de um único gene.

As ferramentas de edição genética têm um tremendo potencial não só no tratamento mas também na prevenção de doenças. Com uma pequena alteração no código genético de um embrião poderá ser possível fazer com que o bebé – e as gerações que dele advenham – fiquem livres de certas doenças.

As perspetivas são, pelo menos para já, meramente utópicas. Um novo relatório de uma comissão internacional de cientistas e especialistas em ética realçou que a tecnologia que temos ao nosso dispor ainda não é suficientemente madura para fazê-lo em segurança.

Os autores concluem que os embriões humanos geneticamente modificados não devem ser usados para gravidezes até que os cientistas possam estabelecer quais as edições genéticas que podem ser feitas sem efeitos indesejados.

Mesmo depois, a edição genética só deve ser usada na prevenção de doenças sérias causadas pela mutação de um único gene. Exemplo disto são a fibrose quística, a anemia falciforme, a distrofia muscular ou a doença de Tay-Sachs.

Nestes casos, explica o portal OneZero, a edição do embrião deve ser usada para ajudar casais com pouca ou nenhuma probabilidade de ter um filho saudável.

“No caso da edição do genoma hereditário, essas edições podem ser passadas para as gerações subsequentes”, disse o copresidente da comissão Richard Lifton. “Isso dá a esta tecnologia um alcance incomum que vai além do indivíduo que recebeu a edição”.

O painel de especialistas desta comissão foi formado em 2019, após o cientistas chinês He Jiankui ter ajudado a criar os primeiros bebés geneticamente manipulados do mundo. Jiankui foi, mais tarde, condenado a três anos de prisão pela experiência.

Agora, o biólogo russo Denis Rebrikov, da Pirogov Medical University de Moscovo, anunciou este mês que planeia modificar geneticamente embriões humanos, numa tentativa de prevenir a surdez congénita.

Vários cientistas continuam convencidos de que é uma má ideia. Uma equipa internacional de médicos criou a Comissão Internacional sobre o Uso Clínico da Edição do Genoma da Linha Germinal Humana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …