Doença rara provoca bebedeira com batatas fritas

O inglês Nick Hess não precisa de muito para ficar alcoolizado: basta-lhe uma dose de batatas fritas. Isto acontece por causa de uma condição rara que leva o seu estômago a funcionar como uma espécie de fábrica de cerveja.

Esta insólita doença, conhecida como o Síndroma da Auto-Cervejaria, é um estado que faz com que o estômago transforme os hidratos de carbono em álcool, devido à excessiva produção de levedura.

Um caso reportado pela BBC, onde Nick Hess confessa que a situação é tão inusitada que a família chegou a achar que tinha um problema de álcool.

“Era estranho, eu comia alguns hidratos de carbono e, de repente, ficava pateta. Todos os dias, durante um ano, acordava e vomitava. Às vezes, aparecia ao fim de alguns dias, outras vezes era tipo ‘bam! Estou bêbado'”, conta Nick Hess à BBC.

“Nós estávamos a ver televisão e, lá para o fim da noite, ele começava a ficar confuso e começava a enrolar as palavras. E cheirava como se tivesse álcool no hálito”, relata ainda a mulher de Nick Hess, Karen Daw, em declarações divulgadas pela ABC News.

“Eu procurava por toda a casa, à procura de álcool. A parte mais dolorosa era duvidar dele”, recorda a mulher.

Antes de ter sido diagnosticado com o Síndroma da Auto-Cervejaria, Nick Hess vez vários exames médicos, incluindo três colonoscopias e três endoscopias, de acordo com o jornal Mirror.

No entanto, só foi diagnosticado depois de ter ingerido uma refeição altamente preenchida por hidratos de carbono, quando os níveis de álcool dispararam para 120 miligramas por 100 mililitros de sangue, descreve o jornal Mirror, realçando que é o equivalente a beber sete shots de whisky.

Para controlar esta doença rara, Nick Hess precisa de tomar medicamentos anti-fungos e manter uma dieta fraca em hidratos de carbono.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Palavra “mulher” já tem nova definição

O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra "mulher". Três semanas depois, apresentam-nos o resultado. Esta terça-feira, o dicionário online …

EUA emitem alerta sobre "ataques sónicos" na China

Esta quarta-feira, a embaixada norte-americana na China emitiu uma alerta após um funcionário do Governo ter sofrido uma lesão cerebral. A embaixada norte-americana na China emitiu um alerta depois de um funcionário ter sofrido uma lesão …

Descobertas 481 moedas romanas dos séculos I ao III em Braga

Um museu em Braga descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano. Esta quarta-feira, o Museu Pio XII, em …

José Manuel Coelho condenado a ano e meio de prisão domiciliária

O deputado do PTP/Madeira foi, esta quarta-feira, condenado a um ano e seis meses de prisão domiciliária pela prática de vários crimes de difamação e de divulgação de fotografias ilícitas. José Manuel Coelho foi julgado na …

Maternidade só deixa mãe ver as filhas recém-nascidas depois de pagarem a conta

Uma mãe esperou cinco dias para ver as suas filhas recém-nascidas porque não tinha dinheiro para pagar as despesas médicas. Juliana Logbo esperou cinco dias depois do parto para ver as suas filhas gémeas e recém-nascidas …

Novo escândalo de abusos sexuais no Chile leva à suspensão de 14 sacerdotes

A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou, esta terça-feira, a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. "Estes padres cometeram atos que podem constituir crimes nos domínios …

94% das universitárias de Coimbra já foram alvo de assédio sexual

Um estudo realizado pela UMAR Coimbra sobre a violência sexual em contexto académico revela que 94,1% das mulheres inquiridas já foram alvo de assédio sexual, 21,7% de coerção sexual e 12,3% reportaram já terem sido …

Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente. Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro …

Proposta do PS sobre a habitação suspende despejos já em curso

O PS avançou com uma proposta de alteração ao seu próprio projeto. A medida abrange inquilinos com mais de 65 anos ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60% desde que residam há …

Função Pública vai ter aumentos em 2019 (mas não nos salários)

O ministro das Finanças referiu, esta quarta-feira, no Parlamento, que os funcionários públicos vão ter aumentos em 2019, através da "via do descongelamento de carreiras". Mas sobre um eventual aumento dos salários não se pronunciou. "Todos …