Doença de Eduardo dos Santos desmentida pelo genro

Ricardo Stuckert / ABr

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos (foto: Ricardo Stuckert/ABr)

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos (foto: Ricardo Stuckert/ABr)

O genro do Presidente angolano, Sindika Dokolo, desmentiu hoje informações que davam José Eduardo dos Santos como doente e em tratamento em Espanha.

“Realmente, se houvesse um problema de saúde [com José Eduardo dos Santos], não estaria aqui, inclusive com a minha filha, a participar neste evento cultural”, disse Sindika Dokolo, na sessão de abertura da VII Bienal internacional de São Tomé e Príncipe.

“Acho que é uma informação errada”, explicou o marido de Isabel dos Santos, presidente da Unitel, empresa de telecomunicações angolana que vai começar a operar brevemente em são Tomé.

“O senhor presidente da República aproveitou o facto de ter fechado o dossier do Orçamento Geral do Estado para 2014, que foi um grande trabalho, para aproveitar alguns dias de férias na Europa”, explicou Sindica Dokolo, angolano de origem congolesa.

O milionário acredita que o motivo da especulação sobre uma eventual doença do Presidente angolano se coloca pelo facto de ter consultado “um dentista”.

“Aproveitou as suas férias para ver o dentista. Se calhar daí é que surgiu esse rumor, que não tem fundamento nenhum”, acrescentou.

Sindika Dokolo salientou que “os angolanos estão habituados a esses mal entendidos ou problemas de comunicação entre ‘medias estrangeiras’ e acho que, a nível da comunicação social angolana, a população já recebeu todas as explicações necessárias”.

Em conversa com jornalistas, Sindica Dokolo acrescentou que “não foi fácil a primeira dama” convencer o chefe de Estado angolano “a tirar umas férias, mas acho que dentro em breve ele estará de volta”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …