Doença de Eduardo dos Santos desmentida pelo genro

Ricardo Stuckert / ABr

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos (foto: Ricardo Stuckert/ABr)

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos (foto: Ricardo Stuckert/ABr)

O genro do Presidente angolano, Sindika Dokolo, desmentiu hoje informações que davam José Eduardo dos Santos como doente e em tratamento em Espanha.

“Realmente, se houvesse um problema de saúde [com José Eduardo dos Santos], não estaria aqui, inclusive com a minha filha, a participar neste evento cultural”, disse Sindika Dokolo, na sessão de abertura da VII Bienal internacional de São Tomé e Príncipe.

“Acho que é uma informação errada”, explicou o marido de Isabel dos Santos, presidente da Unitel, empresa de telecomunicações angolana que vai começar a operar brevemente em são Tomé.

“O senhor presidente da República aproveitou o facto de ter fechado o dossier do Orçamento Geral do Estado para 2014, que foi um grande trabalho, para aproveitar alguns dias de férias na Europa”, explicou Sindica Dokolo, angolano de origem congolesa.

O milionário acredita que o motivo da especulação sobre uma eventual doença do Presidente angolano se coloca pelo facto de ter consultado “um dentista”.

“Aproveitou as suas férias para ver o dentista. Se calhar daí é que surgiu esse rumor, que não tem fundamento nenhum”, acrescentou.

Sindika Dokolo salientou que “os angolanos estão habituados a esses mal entendidos ou problemas de comunicação entre ‘medias estrangeiras’ e acho que, a nível da comunicação social angolana, a população já recebeu todas as explicações necessárias”.

Em conversa com jornalistas, Sindica Dokolo acrescentou que “não foi fácil a primeira dama” convencer o chefe de Estado angolano “a tirar umas férias, mas acho que dentro em breve ele estará de volta”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …