/

Os melhores documentários, filmes e séries sobre a rainha Isabel II

(dr) Netflix

A vida e o trabalho da eterna chefe de Estado britânica inspiraram dezenas de documentários, filmes e séries televisivas.

Durante 70 anos de reinado, a rainha Isabel II afirmou-se como uma das figuras das influentes do mundo e a sua morte esta quinta-feira, aos 96 anos, marca o fim de uma era. Na altura em que o mundo se despede da monarca, eis algumas sugestões de documentários, filmes ou séries de televisão baseados na sua vida.

Se prefere uma abordagem documental, o The Majestic Life of Queen Elizabeth II é uma boa opção disponível na Amazon Prime. Lançado em 2012, este documentário relata os bastidores das celebrações do Jubileu de Diamante, que assinalou os seus 60 anos de reinado, e as preparações para a transição da família real para próxima geração, pouco depois do casamento do Príncipe William com Kate Middleton.

Sobre a relação de altos e baixos da rainha com a sua irmã mais nova, a Princesa Margarida, há o Elizabeth & Margaret: Love & Loyalty, na Netflix. A Tale of Two Sisters: The Royals, na Acorn TV, também mergulha na relação entre as duas irmãs.

Um dos primeiros documentários a ter Isabel II como protagonista foi Gentlemen, The Queen. Datado de 1953, o ano da sua cerimónia de coroação, e ainda a preto e branco, foca-se só na sua vida antes de subir ao trono, permitindo-nos fazer uma viagem no tempo e ter uma ideia da percepção que os britânicos tinham da princesa que mais tarde se tornou a monarca com o reinado mais longo na história do país.

Também de 1953, A Queen Is Crowned foca-se apenas na cerimónia de coroação de Isabel II e está disponível na bribox da BBC e da ITV. Na altura, foi uma das escolhas mais populares nos cinemas britânicos e foi até nomeado para um Óscar de Melhor Documentário.

Este ano foram lançados imensos novos trabalhos sobre a rainha, no âmbito das comemorações do seu Jubileu de Platina. The Queen In Her Own Words é um dos documentários mais recentes, mostrando uma rara perspectiva na primeira pessoa da rainha Isabel II, que era notoriamente discreta e falava pouco com a imprensa. Pode ser visto na PBS Passport.

Elizabeth: A Portrait in Parts, disponível na Paramount+ e no Showtime, foi a última obra do realizador Roger Michell, que morreu em Setembro de 2021. É uma das melhores opções para quem quer ter uma visão geral de toda a vida da rainha.

O documentário mais recente sobre a monarca vem da BBC. Elizabeth: The Unseen Queen mostra vídeos caseiros e fotografias inéditas da rainha e tem uma perspectiva mais íntima da vida privada da sua vida.

Para quem prefere uma abordagem mais política, Queen of the World é a escolha certa, podendo ser visto na HBO. O documentário detalha o trabalho diplomático da rainha nas tentativas de aproximar as nações da Commonwealth.

Uma das escolhas mais originais é The Queen and I, disponível no BBC Player. De acordo com a BBC, Isabel II conheceu mais pessoas do que qualquer outro monarca na história e o documentário — que é narrado pela actriz Olivia Colman, que interpreta Isabel II na série The Crown — relata os encontros de algumas destas pessoas comuns com a rainha, incluindo um homem que ainda tem a chávena e o pires que a chefe de Estado usou quando bebeu chá na sua casa em 1960.

Rainha na ficção

Se é mais adepto da ficção e do grande ecrã, The Queen é uma opção imperdível. Este filme de 2006, escrito por Peter Morgan, inspira-se nos acontecimentos logo após a morte da Princesa Diana. Helen Mirren interpreta a monarca, tendo vencido um Óscar pelo papel.

No pequeno ecrã, The Crown é a escolha óbvia. Também da autoria de Peter Morgan, a série da Netflix tem actualmente quatro temporadas e inspira-se na vida de vários membros da família real ao longo das décadas, com alguma ficção à mistura, começando a partir do casamento de Isabel II.

A série já venceu 21 Emmys e Morgan descreve-a como uma “carta de amor” à monarca. A quinta temporada será lançada em Novembro deste ano e as filmagens da sexta e última temporada arrancaram este mês. No entanto, a Netflix já anunciou que vai suspender temporariamente a produção como um sinal de respeito pelo falecimento da rainha.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.