/

Umas dobras de papel estão a revolucionar a medicina e a robótica

O origami, a arte tradicional japonesa de dobrar papel, existe há séculos, mas agora está a revolucionar a tecnologia de maneiras que antes eram consideradas impossíveis.

Os princípios do origami, como dobrar, vincar e plissar, estão a ser usados em vários campos para criar designs novos e inovadores.

Uma das áreas mais empolgantes em que o origami está a ser usado é a robótica. Os engenheiros estão a usar os princípios do origami para projetar robôs que podem mudar de forma e adaptar-se a diferentes ambientes. Quase como o recente robô ao estilo do Terminator, que alterna entre o estado sólido e líquido.

Origami também está a ser usado no campo da medicina para criar dispositivos como stents e instrumentos cirúrgicos. Esses dispositivos são inseridos no corpo e depois expandidos para realizar a sua função.

Por exemplo, os stents são usados para manter os vasos sanguíneos bloqueados abertos e os instrumentos cirúrgicos podem ser dobrados para caber em pequenas incisões antes de serem expandidos par o seu tamanho total. Isto permite cirurgias menos invasivas e tempos de recuperação mais rápidos para os pacientes.

No campo da arquitetura, técnicas de dobragem inspiradas em origami estão a ser usadas para projetar edifícios e estruturas fortes, mas leves e fáceis de montar.

A capacidade de dobrar e plissar materiais pode criar estruturas estáveis e flexíveis, tornando-as mais capazes de resistir a desastres naturais, como terramotos. Além disso, também pode ajudar a reduzir a quantidade de materiais necessários, o que pode economizar dinheiro e recursos.

Na área das embalagens e transporte, o origami também serve de inspiração para criar designs mais eficientes e ecológicos. Ao dobrar e plissar materiais, é possível criar embalagens mais pequenas e mais compactas que ocupam menos espaço durante o transporte. Isto pode ajudar a reduzir a pegada de carbono da indústria de transporte e torná-la mais sustentável.

A National Geographic aborda o assunto e dá o exemplo do Oru Kayak, um kayak dobrável que se inspira precisamente na arte japonesa de dobrar papel.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.