/

Dizer palavrões aumenta a força durante exercícios físicos

Um estudo da Universidade de Keele, na Grã-Bretanha, e da Long Island University Brooklyn, nos Estados Unidos confirmou cientificamente que dizer palavrões aumenta a força durante exercícios físicos.

A descoberta foi anunciada na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Psicologia, pelo psicólogo Richard Stephens, da Universidade de Keele.

“Sabemos das nossas investigações anteriores que dizer palavrões torna as pessoas mais capazes de tolerar a dor. Seguindo essa linha, esperávamos que também tornaria as pessoas mais fortes”, disse Stephens.

Para confirmar a teoria, os cientistas mediram a intensidade com que 29 pessoas faziam um exercício de curta duração e alta intensidade na bicicleta estática enquanto diziam palavrões e compararam com a mesma atividade feita sem insultos.

Os especialistas também realizaram um teste de Handgrip – um aparelho que testa a força de pressão das mãos – com 52 participantes com e sem palavrões. Em ambas as experiências, a força era maior quando os indivíduos praguejavam.

Segundo o cientista, uma possível razão para esta melhoria no desempenho será facto de que praguejar estimula o sistema nervoso simpático do corpo – o mecanismo responsável por fazer o coração bater mais rápido quando estamos em perigo.

“No entanto, a frequência cardíaca não foi significativamente diferente quando as pessoas fizeram os testes enquanto praguejavam. Ainda temos que descobrir qual é o mecanismo que faz com que dizer palavrões deixe as pessoas mais fortes e tolerantes à dor”, afirmou Stephens.

ZAP // Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.