/

Divulgadas imagens do Titanic nunca antes vistas

Filmagens foram feitas originalmente em 1985, mas só agora reveladas por um organismo norte-americano.

Imagens nunca antes vistas do mítico Titanic nas profundezas do Oceano Atlântico foram divulgadas esta semana.

Apesar de terem sigo originalmente captadas em 1985, poucos meses depois de a localização exata do navio ter sido descoberto, os vídeos só agora foram lançados, o que representa “a primeira vez que os humanos conseguem ver a embarcação desde 1912“.

O lançamento das imagens aconteceu por via do Instituto Oceanográfico de Woods Hole (WHOI). “Em 1985, WHOI tinha desenvolvido uma nova tecnologia de imagem, nomeadamente Argo, uma espécie de trenó fotográfico que foi preso ao navio de investigação Knorr e captou as primeiras fotografias do navio, a mais de 3779 metros de profundidade”, esclareceu o mesmo organismo.

Inaugurado em março 1912, o navio, tido como “indestrutível”, chocou com um iceberg na noite de 14 de abril, tendo afundado por completo três horas após o embate. Estima-se que 1400 pessoas tenham morrido como consequência do acidente.

Mais de 100 anos, e um dos mais memoráveis filmes da história do cinema, depois, o Titanic continua a ser motivo de fascínio e interesse.

Curiosamente, a divulgação das imagens coincide com o 25.º aniversário da obra de James Cameron, a qual está de volta às salas de cinema para assinalar a data. “Mais de um século após a perda do Titanic, as histórias humanas presentes no grande navio continuam a ressoar com o público.

Como muitos, fiquei fascinado quando Alvin e Jason Jr, os dois submarinos envolvidos nas filmagens, se aventuraram e entraram dentro do naufrágio.”

Para o realizador, ao disponibilizar as filmagens, o Instituto Oceanográfico de Woods Hole “está a ajudar a contar uma parte importante de uma história que se prolonga por várias gerações e pontos do globo”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.