Divulgada nova imagem surpreendente do “monstro” no coração da Via Láctea

Event Horizon Telescope (EHT)

Uma equipa de astrónomos descobriu campos magnéticos intensos em espiral nas bordas de Sagitário A*.

Em 2022, os cientistas revelaram a primeira imagem de Sagitário A*, o buraco negro supermassivo da Via Láctea.

Apesar de o objeto, localizado a cerca de 27 mil anos-luz da Terra, ser pelo menos mil vezes mais pequeno e menos massivo do que o buraco negro de M87 (M87*), o primeiro a ser fotografado, as observações revelaram que os dois têm um aspeto bastante semelhante.

Para descobrir que características partilham além da aparência, uma equipa de astrónomos decidiu analisar o Sagitário A* em luz polarizada.

Estudos anteriores já haviam revelado que os campos magnéticos à volta de M87* permitiam que o buraco negro lançasse jatos de material para o seu meio circundante. As novas imagens do “monstro” no coração da Via Láctear permitiram descobrir que pode acontecer exatamente o mesmo em Sagitário A*.

“O que estamos a observar são campos magnéticos fortes, torcidos e organizados perto do buraco negro situado no centro da Via Láctea”, afirmou Sara Issaoun, colíder do projeto, citada pelo European Southern Observatory’s.

“Se juntarmos a isto o facto de Sgr A* ter uma estrutura de polarização muito semelhante à observada no muito maior e mais poderoso buraco negro M87*, parece-nos que campos magnéticos fortes e ordenados são fundamentais para a forma como os buracos negros interagem com o gás e a matéria que os rodeia.”

Embora estejamos rodeados por luz polarizada, essa luz é indistinguível da luz “normal “aos olhos humanos.

No entanto, no plasma que rodeia estes buracos negros, as partículas que giram em torno das linhas de campo magnético conferem-lhe um padrão de polarização perpendicular ao campo, o que permite ver com muito detalhe o que se passa nas regiões dos buracos negros e mapear as suas linhas de campo magnético.

Ainda assim, obter este tipo de imagens não é muito fácil, principalmente no caso do nosso buraco negro, que apresenta variações tão rápidas que não consegue ficar parado.

Foi por isso que esta colaboração juntou oito telescópios de todo o mundo num único telescópio virtual da dimensão da Terra, o Event Horizon Telescope (EHT).

Este instrumento tem realizado várias observações, estando já programadas novas imagens de Sagitário A* para o próximo mês de abril.

Os resultados deste trabalho foram recentemente publicados num artigo científico no The Astrophysical Journal Letters.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.