/

Valor das dívidas em atraso do SNS aos fornecedores nunca foi tão baixo

O valor das dívidas em atraso do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aos fornecedores externos nunca foi tão baixo, desde que há registo.

De acordo com os dados disponíveis no Portal do SNS, que vão até janeiro de 2014, em março deste ano a dívida vencida há mais de 90 dias das 54 entidades do Serviço Nacional de Saúde estava em pouco mais de 169 milhões de euros.

Já o prazo médio de pagamento do primeiro trimestre do ano era de 137 dias, enquanto que no trimestre anterior era de 145 dias. É preciso recuar ao primeiro trimestre de 2016 para encontrar o prazo médio de pagamento mais baixo: 126 dias.

Segundo a edição do Público desta sexta-feira, os pagamentos em atraso das 54 entidades do SNS representam 11,8% do total das dívidas aos fornecedores externos: 1.425 milhões de euros. O prazo médio de pagamento está longe de ser perfeito em muitas das 54 entidades, dado que apenas 16 (29,6%) estão a fazer pagamentos a menos de 90 dias.

As dívidas de 46 hospitais estavam em 166 milhões de euros, representando 14,5% do total das dívidas em atraso. O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra era o que registava a maior dívida em atraso (35 milhões de euros).

Na lista de fornecedores externos estão a indústria farmacêutica, de dispositivos médicos, empresas que prestam serviços de limpeza, fornecimento de roupa ou transporte de doentes, entre outras.

O diário adianta que a evolução dos pagamentos em atraso aos fornecedores tem tido um comportamento de ondas à medida que os governos vão fazendo injeções de capital.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.