Em menos de 10 anos, a dívida pública de França subiu mais de um bilião de euros e é superior a 3 biliões de euros, um “nível estratosférico” e que pode exigir um plano de austeridade.
A dívida pública de França chegou ao “nível mais elevado alguma vez atingido em valor absoluto”, situando-se nos 3,3 biliões de euros no terceiro trimestre de 2024, segundo dados divulgados pelo jornal Le Figaro.
O valor constitui 113,7% do PIB (Produto Interno Bruto), com a dívida pública a subir mais de 71 mil milhões de euros em apenas três meses. Este aumento deve-se, sobretudo, aos gastos do Estado, mas também à subida nas dívidas das administrações da Segurança Social e das empresas públicas.
Em 2004, a dívida pública francesa era de 1 bilião de euros. Em 20 anos, “mais do que triplicou” e em menos de 10 anos, subiu mais de 1 bilião de euros, aponta o referido jornal.
Durante os sete anos de Presidência de Emmanuel Macron, “aumentou em mais de 1 bilião de euros”, impulsionada também pela pandemia de covid-19, adianta o mesmo jornal.
Só Itália e Grécia estão pior do que a França
“A França é o único país da Europa que não reduziu a sua dívida” desde a pandemia, conforme destaca o Governador do Banco de França, François Villeroy de Galhau, em declarações ao Le Figaro.
“Só a Grécia e a Itália apresentam piores resultados na medição da dívida face ao PIB”, de acordo com dados do Eurostat citados pelo jornal.
A dívida pública de Itália no segundo trimestre de 2024, é de quase 3 biliões de euros, o que representa cerca de 137% do PIB.
Já na Grécia, situa-se, no mesmo período, nos 369 mil milhões de euros, cerca de 163% do PIB.
Portugal tinha no final de Novembro de 2024, cerca de 300 mil milhões de euros de dívida pública, representando cerca de 100% do PIB.
No segundo trimestre de 2024, a dívida pública espanhola era de cerca de 1,6 biliões de euros, ou seja, cerca de 107% do PIB.
A Alemanha tem uma dívida de aproximadamente 2,6 biliões de euros, cerca de 61% do PIB, um dos valores mais baixos dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
França precisa de “tratamento de emagrecimento”
A contenção do défice público é um dos vários problemas nos “Himalaias de dificuldades” que o novo primeiro-ministro francês François Bayrou terá para resolver.
O défice público francês subiu para 162,4 mil milhões de euros em 2024, ou seja 6,2 % do PIB.
Em comparação, Portugal tinha um défice público de 3,8 mil milhões de euros em Outubro de 2024, o que representa cerca de 1,2% do PIB.
Bayrou já disse que vai traçar “um plano para reequilibrar as Finanças Públicas” dentro de dez anos, apontando como objectivo imediato a redução do défice para 5%.
Mas a situação económica de França é tão negativa que já leva os especialistas a admitirem que França pode precisar de um plano de austeridade, ou como diz o Le Figaro, de “um tratamento de emagrecimento”.
Boa tarde,
Estes números não fazem sentido!
A dívida pública de Portugal ronda os 300 mil milhões de Euros.
Como é que a dívida publica francesa é de 3 mil milhões?
É inferior à de Portugal?
Boa tarde, Vítor.
3,3 biliões de euros.
Está corrigido, obrigado.