Dívida da China atinge valor recorde de 23 biliões de euros

elenagriskeviciute / Flickr

Vista do  World Financial Center Observatory, em Shangai, China: Torre Jin Mao, Shanghai IFC, Torre do Banco da China e Torre Oriental Pearl

Vista do World Financial Center Observatory, em Shangai, China: edifício Jin Mao, Shanghai IFC, edifício do Banco da China e edifício Oriental Pearl

O principal indicador da dívida da China atingiu um nível recorde no primeiro trimestre de 2016, dando um sinal de alerta para os riscos iminentes no sistema bancário da segunda maior economia do mundo, avançou hoje uma agência suíça.

Entre janeiro e março, o desvio do rácio entre o crédito e o Produto Interno Bruto chinês atingiu 30,1%, o nível mais alto de sempre e bem acima dos 10%, o patamar que “acarreta riscos para o sistema bancário”, segundo o relatório difundido hoje pelo BIS – Bank for International Settlements.

Segundo o Bangkok Post, o BIS, considerado “o banco central dos bancos centrais”, alertou para a possibilidade de uma crise financeira na segunda economia mundial, nos próximos três anos.

A dívida da China tem aumentado à medida que Pequim tornou o crédito mais barato e acessível, num esforço para incentivar o crescimento económico.

Analistas chineses e estrangeiros alertam, no entanto, que o rápido aumento da dívida e do crédito mal parado poderá resultar numa crise financeira.

A agência suíça coloca o nível da dívida chinesa, entre janeiro e março, acima de todos os outros 41 países analisados, incluindo os Estados Unidos da América, Grécia e Reino Unido.

No final do ano passado, o endividamento da China atingiu o valor total de 168,48 biliões de yuan, cerca de 23,6 biliões de euros – o equivalente a 249% do PIB, segundo a Academia de Ciências Sociais da China.

Em agosto, todos os quatro maiores bancos estatais chineses anunciaram um aumento do crédito mal parado, no primeiro semestre do ano.

Um funcionário do regulador bancário chinês estimou, em junho passado, que os bancos do país amortizaram mais de 269 mil milhões de euros – um valor superior ao PIB português – em crédito mal parado, desde 2013.

Pequim anunciou, entretanto, medidas para combater o problema, incluindo a conversão das dívidas em títulos, enquanto analistas defendem que as reservas cambiais da China, as maiores do mundo, e o controlo do Estado sobre o sistema bancário podem ajudar a atenuar o impacto de uma crise financeira.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Só para esclarecer, e supondo que estamos a falar de biliões europeus, a China deve
    23 600 000 000 000, ou seja, 23 milhões de milhões!!

    Se juntarmos o dinheiro do top 10 das pessoas mais ricas só conseguimos praí uns
    500 000 000 000. Nem dá pra anular aqueles 600 ali acima e ficavam os moços pobres e sem nada. Tristeza tamanha.

    Cruzes credo, é muita massa. É quase tanto como um fim de semana no algarve, sem incluir pequenos-almoços.

    PS: Eu penso que é dar mais uns anitos ao Mark Zuckerberg que ele paga isso do bolso dele. Já vai em 6º na lista dos mais ricos com 44mil milhões no banco.

  2. Continuem a dar o mundo a china que quando a china cair(e vai cair mais cedo do que se possa pensar) cai o mundo inteiro!Será que ainda não viram o problema que se está a formar para o mundo inteiro?

  3. Continhas bem feitas todo o “mundo” parece andar a viver à grande à custa dos outros, entretanto as vítimas que são aos milhares de milhões espalhados pelo mundo sem olhar a credos ou opções politicas é que parecem estar condenadas ao fracasso, não será tudo isto uma bomba prestes a explodir a qualquer momento e que ponha fim à humanidade?

  4. Um dos males da nossa sociedade, é que enquanto os ricos vão comendo, não importa o abismo que se aproxima, de qualquer forma quando a bomba rebentar de uma ou outra forma eles ainda vão lucrar com a situação, mais uma vez a despesa vai sobrar para os desgraçados. Enquanto o enriquecimento sustentado na desgraça alheia não for criminalizado e a justiça feita de forma exemplar, as crises financeiras derivadas das artimanhas económicas orquestradas pelos gurus financeiros e seus patrocinadores, serão apenas mais uma estação nesta linha “desgovernada” por pessoas bem governadas com o suor dos outros.

  5. Giro mesmo é ver o comportamento do investidores e das agencias de rating. Estão bem a ka.gar para a divida e continuam a investir lá em força. Enquanto poderem explorar é sempre a abrir.
    Cambada de sanguessugas estes capitalistas da trampa.
    É como cá, os direitalhas ultraliberais querem derreter o Estado Social mas, quando (se) o conseguirem derreter depois vamos ver onde mora a Responsabilidade Social deles.
    Por isso sempre disse, o nosso resgate foi apenas circo e serviu para afastar algumas personagens que não se vergaram a esta gentalha neoliberal da UE, com a alemanha à cabeça.
    Vão se catar!

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …