Dívida da China atinge valor recorde de 23 biliões de euros

elenagriskeviciute / Flickr

Vista do  World Financial Center Observatory, em Shangai, China: Torre Jin Mao, Shanghai IFC, Torre do Banco da China e Torre Oriental Pearl

Vista do World Financial Center Observatory, em Shangai, China: edifício Jin Mao, Shanghai IFC, edifício do Banco da China e edifício Oriental Pearl

O principal indicador da dívida da China atingiu um nível recorde no primeiro trimestre de 2016, dando um sinal de alerta para os riscos iminentes no sistema bancário da segunda maior economia do mundo, avançou hoje uma agência suíça.

Entre janeiro e março, o desvio do rácio entre o crédito e o Produto Interno Bruto chinês atingiu 30,1%, o nível mais alto de sempre e bem acima dos 10%, o patamar que “acarreta riscos para o sistema bancário”, segundo o relatório difundido hoje pelo BIS – Bank for International Settlements.

Segundo o Bangkok Post, o BIS, considerado “o banco central dos bancos centrais”, alertou para a possibilidade de uma crise financeira na segunda economia mundial, nos próximos três anos.

A dívida da China tem aumentado à medida que Pequim tornou o crédito mais barato e acessível, num esforço para incentivar o crescimento económico.

Analistas chineses e estrangeiros alertam, no entanto, que o rápido aumento da dívida e do crédito mal parado poderá resultar numa crise financeira.

A agência suíça coloca o nível da dívida chinesa, entre janeiro e março, acima de todos os outros 41 países analisados, incluindo os Estados Unidos da América, Grécia e Reino Unido.

No final do ano passado, o endividamento da China atingiu o valor total de 168,48 biliões de yuan, cerca de 23,6 biliões de euros – o equivalente a 249% do PIB, segundo a Academia de Ciências Sociais da China.

Em agosto, todos os quatro maiores bancos estatais chineses anunciaram um aumento do crédito mal parado, no primeiro semestre do ano.

Um funcionário do regulador bancário chinês estimou, em junho passado, que os bancos do país amortizaram mais de 269 mil milhões de euros – um valor superior ao PIB português – em crédito mal parado, desde 2013.

Pequim anunciou, entretanto, medidas para combater o problema, incluindo a conversão das dívidas em títulos, enquanto analistas defendem que as reservas cambiais da China, as maiores do mundo, e o controlo do Estado sobre o sistema bancário podem ajudar a atenuar o impacto de uma crise financeira.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Só para esclarecer, e supondo que estamos a falar de biliões europeus, a China deve
    23 600 000 000 000, ou seja, 23 milhões de milhões!!

    Se juntarmos o dinheiro do top 10 das pessoas mais ricas só conseguimos praí uns
    500 000 000 000. Nem dá pra anular aqueles 600 ali acima e ficavam os moços pobres e sem nada. Tristeza tamanha.

    Cruzes credo, é muita massa. É quase tanto como um fim de semana no algarve, sem incluir pequenos-almoços.

    PS: Eu penso que é dar mais uns anitos ao Mark Zuckerberg que ele paga isso do bolso dele. Já vai em 6º na lista dos mais ricos com 44mil milhões no banco.

  2. Continuem a dar o mundo a china que quando a china cair(e vai cair mais cedo do que se possa pensar) cai o mundo inteiro!Será que ainda não viram o problema que se está a formar para o mundo inteiro?

  3. Continhas bem feitas todo o “mundo” parece andar a viver à grande à custa dos outros, entretanto as vítimas que são aos milhares de milhões espalhados pelo mundo sem olhar a credos ou opções politicas é que parecem estar condenadas ao fracasso, não será tudo isto uma bomba prestes a explodir a qualquer momento e que ponha fim à humanidade?

  4. Um dos males da nossa sociedade, é que enquanto os ricos vão comendo, não importa o abismo que se aproxima, de qualquer forma quando a bomba rebentar de uma ou outra forma eles ainda vão lucrar com a situação, mais uma vez a despesa vai sobrar para os desgraçados. Enquanto o enriquecimento sustentado na desgraça alheia não for criminalizado e a justiça feita de forma exemplar, as crises financeiras derivadas das artimanhas económicas orquestradas pelos gurus financeiros e seus patrocinadores, serão apenas mais uma estação nesta linha “desgovernada” por pessoas bem governadas com o suor dos outros.

  5. Giro mesmo é ver o comportamento do investidores e das agencias de rating. Estão bem a ka.gar para a divida e continuam a investir lá em força. Enquanto poderem explorar é sempre a abrir.
    Cambada de sanguessugas estes capitalistas da trampa.
    É como cá, os direitalhas ultraliberais querem derreter o Estado Social mas, quando (se) o conseguirem derreter depois vamos ver onde mora a Responsabilidade Social deles.
    Por isso sempre disse, o nosso resgate foi apenas circo e serviu para afastar algumas personagens que não se vergaram a esta gentalha neoliberal da UE, com a alemanha à cabeça.
    Vão se catar!

RESPONDER

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …

Amazon está a remover produtos que promovem a cura contra o coronavírus

A Amazon está a retirar os produtos que alegam "matar" o coronavírus e a avisar os utilizadores da desinformação em torno deste tema. Há empresas e vendedores a aproveitarem-se do mediatismo do coronavírus e a promover …

Autoridades revelam que atropelamento em desfile de Carnaval foi intencional

O atropelamento de pelo menos 15 pessoas num desfile de carnaval hoje em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado. Henning Hinn, da diretoria de polícia …