Novo dispositivo consegue “viajar” pelos vasos sanguíneos do cérebro

(dr) baycrest.org

Engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos (EUA), criaram um fio robótico, controlado magneticamente, capaz de deslizar pela emaranhada estrutura de vasos sanguíneos do cérebro, uma tecnologia que poderá ajudar os médicos a tratarem rapidamente lesões decorrentes de aneurismas ou derrames.

Segundo revelou a agência Lusa esta quinta-feira, o dispositivo foi testado em réplicas de vasos sanguíneos do cérebro feitas em silicone, que foram enchidas com um líquido a simular a viscosidade do sangue.

O grupo manobrou um íman em redor dos modelos de vasos para guiar o fio robótico, que contém partículas magnéticas, dentro das estruturas sinuosas e estreitas. O fio robótico é composto, no seu núcleo, por uma liga de níquel e titânio, material flexível que a equipa de engenheiros envolveu numa pasta de borracha, onde “cravou” as partículas magnéticas.

A superfície do dispositivo autónomo foi coberta por um hidrogel (material biocompatível à base de água) para poder deslizar suavemente no interior dos vasos sanguíneos, sem afetar o magnetismo do fio e sem causar danos nos vasos.

A equipa do MIT que participou na experiência considera que o dispositivo endovenoso criado tem mais-valias face aos usados atualmente pelos médicos para tratar lesões nos vasos sanguíneos cerebrais.

Atualmente, os dispositivos são controlados manualmente pelo cirurgião e feitos de ligas metálicas envoltas num polímero, material que, de acordo com o MIT, pode causar fricção e danos nas paredes dos vasos sanguíneos se o fio ficar temporariamente preso.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Baixar o IRC "não é a melhor forma de apoiar as empresas"

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e Transição Digital, defendeu esta quinta-feira que a inclusão de medidas para a redução do IRC na proposta do OE2021 não traria vantagem para os negócios mais penalizados pela …

Piqué acusado de traição. Renovou contrato no dia em que criticou o presidente pela redução salarial

Piqué renovou contrato com o FC Barcelona no mesmo dia em que assinou uma carta em que os jogadores criticam o presidente do clube pela redução salarial que quer impor. A tensão entre a direção do …

Jogo das negociações ganha mais um capítulo. BE pediu ao Governo mais detalhes sobre as propostas

O Bloco de Esquerda ouviu as propostas do Governo, mas querem ir mais além com um compromisso concreto, de modo a conhecer a "dimensão real" da aplicação das medidas. O Bloco de Esquerda ouviu o Governo, …

Jornal espanhol ABC pede desculpas a jogador do Barcelona. Ansu Fati comparado com um "vendedor de rua negro"

O Barcelona entrou na fase de grupos da Champions com uma goleada por 5-1 frente ao Ferencvaros, numa partida em que o jornal ABC terá tecido comentários racistas. A publicação espanhola pediu, entretanto, desculpas a …

Referendo à eutanásia é votado esta sexta-feira, mas está condenado ao fracasso

O referendo à eutanásia será votado esta sexta-feira no Parlamento. Só o CDS-PP e a Iniciativa Liberal foram a favor da iniciativa popular.  Esta quinta-feira realizou-se, na Assembleia da República, o debate da resolução para um …

Misterioso morador voltou a habitar uma vila fantasma na Escócia (enterrada em areia)

Uma equipa de arqueólogos descobriu novos detalhes sobre uma pequena vila na Escócia, que foi abandonada depois de ter sido "enterrada" na areia, há mais de 300 anos. As mudanças climáticas durante a Pequena Idade do …

Ana Gomes sobe, Marcelo cai (mas pode ser reeleito à primeira volta)

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que a candidata presidencial Ana Gomes sobe nas intenções de voto. Marcelo Rebelo de Sousa está em queda, mas ainda pode …

“Não faz sentido” (e “não vale a pena”) fechar fronteiras na UE

Na segunda fase da pandemia “não faz sentido” e “não vale a pena” voltar a fechar fronteiras na União Europeia (UE), mas antes apostar na coordenação e na cooperação, defendeu a secretária de Estado dos …

Bebés nascidos por cesariana desenvolvem-se mais lentamente no primeiro ano

Bebés nascidos por cesariana desenvolvem-se mais lentamente no primeiro ano de vida em comparação com bebés nascidos por parto natural, sugere um novo estudo. O número de cesarianas realizadas em todo o mundo a cada ano …

Estados Unidos dão autorização total ao antiviral remdesivir

Os laboratórios Gilead receberam aprovação para o medicamento, o único tratamento específico contra a covid-19 com este tipo de autorização. A agência norte-americana do medicamento (FDA) concedeu, esta quinta-feira, a autorização plena para a utilização do …