Dispositivo de grafeno pode transformar sinais de Wi-Fi em energia

A tecnologia do carregamento sem fio não é muito mais útil do que conectar o telemóvel a um cabo, já que, de qualquer das maneiras, precisamos de estar em contacto com o carregador. No entanto, há muita radiação ambiente que flutua no ar e acaba por ser desperdiçada.

Agora, uma equipa de investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criou um novo sistema capaz de explorar esta fonte de energia desperdiçada para carregar dispositivos, avança o New Atlas.

O aparelho – retificador terahertz – é projetado para captar ondas na frequência dos terahertz. Este tipo de radiação é composta por ondas de alta frequência, que ficam entre o infravermelho e as microondas no espectro eletromagnético, e é produzida por muitos dispositivos eletrónicos, incluindo qualquer dispositivo que envie um sinal Wi-Fi.

“Estamos cercados por ondas eletromagnéticas na faixa dos terahertz”, assume Hiroki Isobe, principal autor do estudo, recentemente publicado na Science Advances. “Se pudermos converter essa energia numa forma que possamos usar na vida quotidiana, isso ajudaria a enfrentar os desafios energéticos pelos quais estamos a passar.”

O dispositivo baseia-se num quadrado de grafeno colocado sobre uma base de nitrito de boro, com antenas dos dois lados. O grafeno amplifica o sinal captado pela antena, e os eletrões são “ordenados” na mesma direção pelo nitrito de boro, um fenómeno que gera uma corrente contínua (DC).

A quantidade de energia não é suficiente para carregar um smartphone, mas pode ser capaz de alimentar dispositivos como sensores remotos ou eletrónicos implantáveis.

Uma outra vantagem deste dispositivo é o facto de funcionar à temperatura ambiente. Os retificadores atuais são baseados em elementos supercondutores, que têm de ser mantidos a uma temperatura próxima do zero absoluto.

Mas há desvantagens. Entre elas o design, que exige grafeno ultra limpo, livre de qualquer tipo de impureza.

Para já, o dispositivo não passa da teoria. A equipa quer agora começar a construir e a testar o dispositivo físico, que pode mudar a tecnologia de carregamento sem fio útil.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …