Novo dispositivo permite controlar um computador com a língua

A designer Dorothee Clasen inventou um dispositivo chamado Tong, que é usado na boca para operar um computador com a língua.

Projetado para o seu mestrado na Köln International School of Design, o Tong é feito de um retentor dentário personalizado equipado com uma bola com um íman num conjunto de trilhos na parte inferior. Um fio conecta-se a um transmissor Wi-Fi preso atrás da orelha.

O dispositivo permite que o utilizador interaja com um computador usando a língua para mover a bola para trás e para a frente.

Clasen também fez um jogo de computador para jogar com o dispositivo. Também chamado de Tong, o utilizador pode bater uma bola virtual para a frente e para trás contra um oponente digital.

A ideia de poder comunicar com outra criatura ao mais leve toque foi o ponto de partida para o seu projeto. “Como ando a cavalo por hobby, fiquei especialmente fascinada pela comunicação háptica entre a mão do cavaleiro e a boca do cavalo”, disse Clasen, em declarações à Dezeen.

“Através das rédeas, o humano influencia a postura do cavalo, e ao mesmo tempo tem de contar com o sentido do tato para verificar a postura do cavalo. Porque ele só pode sentir e não ver enquanto está a montar. Ao mesmo tempo, as suas mãos têm de sentir e seguir o movimento repentino e o ritmo da cabeça do cavalo para que as rédeas não magoem a sua boca ou língua sensível”, explicou. “Eu queria criar algo semelhante, mas para um humano e uma máquina.”

Para fazer Tong, Clasen fez um um retentor de ajuste confortável a partir de uma impressão dentária usando tereftalato de polietileno glicol (PETG), um tipo de termoplástico. Para torná-lo seguro como dispositivo oral, Clasen usou silicone em vez de cola para prender todos os componentes eletrónicos. Os cabos elétricos também são cobertos com uma fina camada de silício para não causar choque ao utilizador.

Desenvolver e testar o Tong foi um desafio único. “Construir um wearable para uma área do próprio corpo foi um pouco complicado”, disse Clasen. “Normalmente poderia colar o desenho no corpo de outra pessoa e trabalhar nos detalhes de modelagem. Mas, neste caso, o dispositivo caberia apenas na minha boca. Não poderia colocá-lo na minha boca e trabalhar na forma ao mesmo tempo”, continuou.

“Mas este tipo de desafios motivam-se sempre no meu trabalho. Então, gostei muito deste processo”, rematou.

Segundo Clasen, Tong pode ser útil para pessoas com certas deficiências ou para pessoas cujo trabalho mantém as duas mãos ocupadas ao mesmo tempo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas medem temperatura a 4 mil borboletas (e revelam a influência do clima no seu habitat)

Um grupo de cientistas do Reino Unido recolheu 4 mil borboletas selvagens para medir a sua temperaturas, alertando que algumas das espécies mais reconhecidas do país estão em ameaça de colapso, e em risco de …

Teia da morte. Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas

Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direcionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado. As células cancerígenas multiplicam-se de forma incontrolável, levando a um crescimento …

Boavista 2-0 Porto | “Manita” em 45 minutos demolidores

Goleada do “dragão” no Bessa. No dérbi portuense entre Boavista e FC Porto, os campeões nacionais sentiram dificuldades na primeira parte, não conseguiram sequer enquadrar qualquer um dos seus remates, mas na segunda parte tudo …

Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país. A instituição de caridade britânica …

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …