/

Novo dispositivo permite controlar um computador com a língua

A designer Dorothee Clasen inventou um dispositivo chamado Tong, que é usado na boca para operar um computador com a língua.

Projetado para o seu mestrado na Köln International School of Design, o Tong é feito de um retentor dentário personalizado equipado com uma bola com um íman num conjunto de trilhos na parte inferior. Um fio conecta-se a um transmissor Wi-Fi preso atrás da orelha.

O dispositivo permite que o utilizador interaja com um computador usando a língua para mover a bola para trás e para a frente.

Clasen também fez um jogo de computador para jogar com o dispositivo. Também chamado de Tong, o utilizador pode bater uma bola virtual para a frente e para trás contra um oponente digital.

A ideia de poder comunicar com outra criatura ao mais leve toque foi o ponto de partida para o seu projeto. “Como ando a cavalo por hobby, fiquei especialmente fascinada pela comunicação háptica entre a mão do cavaleiro e a boca do cavalo”, disse Clasen, em declarações à Dezeen.

“Através das rédeas, o humano influencia a postura do cavalo, e ao mesmo tempo tem de contar com o sentido do tato para verificar a postura do cavalo. Porque ele só pode sentir e não ver enquanto está a montar. Ao mesmo tempo, as suas mãos têm de sentir e seguir o movimento repentino e o ritmo da cabeça do cavalo para que as rédeas não magoem a sua boca ou língua sensível”, explicou. “Eu queria criar algo semelhante, mas para um humano e uma máquina.”

Para fazer Tong, Clasen fez um um retentor de ajuste confortável a partir de uma impressão dentária usando tereftalato de polietileno glicol (PETG), um tipo de termoplástico. Para torná-lo seguro como dispositivo oral, Clasen usou silicone em vez de cola para prender todos os componentes eletrónicos. Os cabos elétricos também são cobertos com uma fina camada de silício para não causar choque ao utilizador.

Desenvolver e testar o Tong foi um desafio único. “Construir um wearable para uma área do próprio corpo foi um pouco complicado”, disse Clasen. “Normalmente poderia colar o desenho no corpo de outra pessoa e trabalhar nos detalhes de modelagem. Mas, neste caso, o dispositivo caberia apenas na minha boca. Não poderia colocá-lo na minha boca e trabalhar na forma ao mesmo tempo”, continuou.

“Mas este tipo de desafios motivam-se sempre no meu trabalho. Então, gostei muito deste processo”, rematou.

Segundo Clasen, Tong pode ser útil para pessoas com certas deficiências ou para pessoas cujo trabalho mantém as duas mãos ocupadas ao mesmo tempo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.