Novo dispositivo permite controlar um computador com a língua

A designer Dorothee Clasen inventou um dispositivo chamado Tong, que é usado na boca para operar um computador com a língua.

Projetado para o seu mestrado na Köln International School of Design, o Tong é feito de um retentor dentário personalizado equipado com uma bola com um íman num conjunto de trilhos na parte inferior. Um fio conecta-se a um transmissor Wi-Fi preso atrás da orelha.

O dispositivo permite que o utilizador interaja com um computador usando a língua para mover a bola para trás e para a frente.

Clasen também fez um jogo de computador para jogar com o dispositivo. Também chamado de Tong, o utilizador pode bater uma bola virtual para a frente e para trás contra um oponente digital.

A ideia de poder comunicar com outra criatura ao mais leve toque foi o ponto de partida para o seu projeto. “Como ando a cavalo por hobby, fiquei especialmente fascinada pela comunicação háptica entre a mão do cavaleiro e a boca do cavalo”, disse Clasen, em declarações à Dezeen.

“Através das rédeas, o humano influencia a postura do cavalo, e ao mesmo tempo tem de contar com o sentido do tato para verificar a postura do cavalo. Porque ele só pode sentir e não ver enquanto está a montar. Ao mesmo tempo, as suas mãos têm de sentir e seguir o movimento repentino e o ritmo da cabeça do cavalo para que as rédeas não magoem a sua boca ou língua sensível”, explicou. “Eu queria criar algo semelhante, mas para um humano e uma máquina.”

Para fazer Tong, Clasen fez um um retentor de ajuste confortável a partir de uma impressão dentária usando tereftalato de polietileno glicol (PETG), um tipo de termoplástico. Para torná-lo seguro como dispositivo oral, Clasen usou silicone em vez de cola para prender todos os componentes eletrónicos. Os cabos elétricos também são cobertos com uma fina camada de silício para não causar choque ao utilizador.

Desenvolver e testar o Tong foi um desafio único. “Construir um wearable para uma área do próprio corpo foi um pouco complicado”, disse Clasen. “Normalmente poderia colar o desenho no corpo de outra pessoa e trabalhar nos detalhes de modelagem. Mas, neste caso, o dispositivo caberia apenas na minha boca. Não poderia colocá-lo na minha boca e trabalhar na forma ao mesmo tempo”, continuou.

“Mas este tipo de desafios motivam-se sempre no meu trabalho. Então, gostei muito deste processo”, rematou.

Segundo Clasen, Tong pode ser útil para pessoas com certas deficiências ou para pessoas cujo trabalho mantém as duas mãos ocupadas ao mesmo tempo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …