Circulou a indicação que a Disney tinha mais assinantes do que a Netflix. Mas subscrições não são subscritores, explica a Netflix.
Nesta quinta-feira circulou a nível global a informação de que a Disney tem mais subscritores do que a Netflix. Seria inédito.
A Disney anunciou que, no final do primeiro semestre deste ano, passou a ter 221.1 milhões de subscrições.
Estes números juntam três plataformas: Disney+, Hulu e a ESPN+, focada em transmissões desportivas. As duas últimas não estão disponíveis em Portugal.
Só a Disney+ registou uma subida de 14.4 milhões de subscrições, só no último trimestre. Um aumento superior ao esperado.
As receitas da Disney aumentaram cerca de 26% ao longo do último trimestre, comparando com o ano anterior.
Apesar deste panorama “excelente”, a Disney anunciou que vai aumentar os preços das mensalidades nos EUA, para 11 dólares. E vai manter os 8 dólares, mas com um serviço com publicidade.
As alterações nos preços para quem não vive nos Estados Unidos da América só devem ser aplicadas em 2023.
Em Portugal, paga-se para já 9 euros por mês para se poder ver todos os conteúdos da Disney+.
Só há uma má novidade, já confirmada: a Disney vai perder milhões de subscritores quando deixar de ter os direitos de transmissão do principal campeonato de críquete na Índia.
Netflix explica números
221 milhões de subscritores seriam uma contabilidade ligeiramente superior aos números da Netflix relativos ao mesmo período: 220.7 milhões de clientes.
No entanto, os números amplamente divulgados não coincidem com a realidade, avisou a Netflix, num esclarecimento enviado ao ZAP.
O cerne da questão é a confusão entre subscrições e subscritores. Ou seja, a Disney contabiliza como subscrições a dobrar (ou a triplicar) quem tem Disney+, Hulu e ESPN+ na mesma casa.
Reduzindo ao número de assinantes “singulares”, a Disney tem um total de 110 milhões de subscritores. Metade dos 220 milhões de subscritores da Netflix.
“A Netflix continua a liderar a concorrência de streaming em todas as métricas chave: receitas, compromisso e subscritores pagantes”, finaliza a empresa.
(notícia atualizada às 13h do dia 12 de Agosto, com esclarecimento da Netflix)