/

Impostos, culinária e halterofilismo: disciplinas obrigatórias na escola?

3

Português, inglês, história e matemática. E depois seguros, etiqueta social, manutenção do carro… Que tal seria?

Ora, português, inglês, matemática. Ou história, ciências naturais e educação visual. Educação musical e educação física também.

Estas são disciplinas obrigatórias nas escolas em Portugal. Olhamos, neste caso, para um horário de uma turma do 6.º ano e encontramos essas disciplinas todas.

No entanto, há cada vez mais vozes a pedir (ou a exigir) alternativas. Entre congressos, debates – presenciais ou online – ou simplesmente conversas entre mães, pais e educadores.

Sugestões de novas disciplinas: desenvolvimento pessoal, gestão de emoções, gestão de finanças caseiras, jardinagem, agricultura, saúde holística

Numa conversa que tivemos há uns tempos, noutro contexto, um especialista no sector bancário avisou que a escola deveria ter uma disciplina sobre gestão de finanças.

Ou medicina humanitária – esta já existe mesmo, na Escola de Medicina da Universidade do Minho, e recebeu o prémio de melhor projecto europeu de ensino universitário.

Cá como lá, também aparecem listas alternativas.

Na conta Techinal Exec, no Twitter, o coach responsável por esta página deixou outras sugestões. Algumas são invulgares.

Três delas estão relacionados com dinheiro: impostos, finanças pessoais e seguros deveriam ser disciplinas obrigatórias na escola.

Defesa pessoal, gestão de stress e métodos de sobrevivência também aparecem na lista.

Depois, entramos em contexto caseiro, ou do dia-a-dia: culinária, reparação/manutenção de automóveis e reparações básicas em casa.

Também as questões sociais deveriam entrar no ensino obrigatório, de acordo com este especialista. Com as disciplinas etiqueta social e falar em público.

As duas últimas disciplinas são viradas para os computadores (programação) e para o desporto/dia-a-dia, com uma sugestão chamada… halterofilismo.

ZAP //

3 Comments

  1. SOBRE AS DICIPLINAS NAS ESCOLAS DEVERIA SER OBRIGATÓRIO UMA DE SEGURANÇA, SIM DE SEGURANÇA POIS TEMOS COM FARTURA AS SEGUINTES CLASSES PARA DESENVOLVER:
    ACIDENTES RODOVIÁRIOS;
    ACIDENTES DOMÉSTICOS;
    ACIDENTES NO TRABALHO;
    ACIDENTES DURANTE AS FÉRIAS;
    ACIDENTES PESSOAIS;

  2. Até podem por essas disciplinas todas, mas têm de acrescentar a de Gestão do Tempo, porque tempo é uma coisa que vai faltar aos estudantes (principalmente o tempo livre, para a família e os amigos).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.