Diretor de informação da rádio pública anuncia saída

Pedro Pina / rtppt / Flickr

O diretor de informação da rádio pública, Fausto Coutinho, anunciou esta quarta-feira à redação que vai deixar o cargo, dois dias depois de o regulador dos media ter chumbado a sua exoneração proposta pela administração da RTP.

“Estou de consciência absolutamente tranquila, mas há momentos na vida em que temos de saber sair de cena com a mesma dignidade com que entrámos e sempre em nome de valores mais elevados, neste caso o interesse da redação da rádio”, refere Fausto Coutinho, num email enviado à redação, a que a Lusa teve acesso.

“Quem me conhece sabe que sou um homem de projetos e não de cadeiras e, por isso, cedo o lugar a outro, consciente de que a nossa redação é hoje mais respeitada, mais forte e mais relevante. Para isso contribuiu decisivamente o CR/Rádio [Conselho de Redação] que soube estar à altura dos desafios e interpretar o sentimento coletivo”, prossegue.

Fausto Coutinho salienta ainda a deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que deu um parecer desfavorável e vinculativo à cessação das funções enquanto diretor de informação de rádio, antenas nacionais e internacionais e de diretor da RDP Internacional.

“Trata-se, sem dúvida, de uma decisão histórica que traduz, acima de tudo, o reconhecimento pelo trabalho feito – por toda a redação – no cumprimento das obrigações de serviço público e do contrato de concessão e na salvaguarda da autonomia editorial da rádio”, salienta.

Fausto Coutinho manifesta ainda um “profundo agradecimento” pela amizade e apoio que a equipa lhe deu no exercício das suas funções e pelo empenho, dedicação e profissionalismo que dedicaram à rádio.

“Nunca o esquecerei”, garantiu o diretor de informação demissionário.

“Ao José Guerreiro e à Rosário Lira [que integravam a sua equipa] pedi ainda que se mantenham nas suas funções de forma a garantir uma passagem de testemunho tranquila e sem sobressaltos”, conclui Fausto Coutinho.

A administração da RTP propôs o nome de João Paulo Baltazar para substituir Fausto Coutinho no cargo.

Na segunda-feira, foi tornado público que a ERC tinha chumbado a exoneração de Fausto Coutinho do cargo de diretor de informação da rádio pública por falta de fundamentação da decisão.

Aliás, esta foi a primeira vez que o regulador dos media deu um “parecer desfavorável” a uma exoneração, o que leva a que a nomeação de João Paulo Baltazar para a direção de informação da rádio tenha ficado ‘congelada’, situação que terá agora desenvolvimentos com a saída de Fausto Coutinho do cargo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vitalino Canas: "Andei 40 anos a preparar-me para ser juiz do Tribunal Constitucional"

O ex-secretário de Estado Vitalino Canas assumiu hoje, no parlamento, que esteve nos últimos “40 anos” a preparar-se para “ser juiz do Tribunal Constitucional”, e salientou que se for eleito não será porta-voz “de nenhum …

Lei que proíbe eutanásia "comercial" considerada inconstitucional por tribunal alemão

O Tribunal Constitucional da Alemanha considerou esta quarta-feira inconstitucional uma lei de 2015 que proíbe o suicídio assistido "organizado" por médicos ou associações. A lei privou doentes em fase terminal do "direito de escolher [a sua] …

Relatório policial acusa adeptos portistas de racismo contra jogador do Moreirense

O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro. Depois de toda a polémica a envolver Marega, …

Montijo: Lei que permite veto dos municípios ao aeroporto é "desajustada e desproporcional

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje, em Lisboa que a lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo é “desajustada e desproporcional”, pelo que deve ser alterada. “O debate …

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …