Diretor de informação da rádio pública anuncia saída

Pedro Pina / rtppt / Flickr

O diretor de informação da rádio pública, Fausto Coutinho, anunciou esta quarta-feira à redação que vai deixar o cargo, dois dias depois de o regulador dos media ter chumbado a sua exoneração proposta pela administração da RTP.

“Estou de consciência absolutamente tranquila, mas há momentos na vida em que temos de saber sair de cena com a mesma dignidade com que entrámos e sempre em nome de valores mais elevados, neste caso o interesse da redação da rádio”, refere Fausto Coutinho, num email enviado à redação, a que a Lusa teve acesso.

“Quem me conhece sabe que sou um homem de projetos e não de cadeiras e, por isso, cedo o lugar a outro, consciente de que a nossa redação é hoje mais respeitada, mais forte e mais relevante. Para isso contribuiu decisivamente o CR/Rádio [Conselho de Redação] que soube estar à altura dos desafios e interpretar o sentimento coletivo”, prossegue.

Fausto Coutinho salienta ainda a deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que deu um parecer desfavorável e vinculativo à cessação das funções enquanto diretor de informação de rádio, antenas nacionais e internacionais e de diretor da RDP Internacional.

“Trata-se, sem dúvida, de uma decisão histórica que traduz, acima de tudo, o reconhecimento pelo trabalho feito – por toda a redação – no cumprimento das obrigações de serviço público e do contrato de concessão e na salvaguarda da autonomia editorial da rádio”, salienta.

Fausto Coutinho manifesta ainda um “profundo agradecimento” pela amizade e apoio que a equipa lhe deu no exercício das suas funções e pelo empenho, dedicação e profissionalismo que dedicaram à rádio.

“Nunca o esquecerei”, garantiu o diretor de informação demissionário.

“Ao José Guerreiro e à Rosário Lira [que integravam a sua equipa] pedi ainda que se mantenham nas suas funções de forma a garantir uma passagem de testemunho tranquila e sem sobressaltos”, conclui Fausto Coutinho.

A administração da RTP propôs o nome de João Paulo Baltazar para substituir Fausto Coutinho no cargo.

Na segunda-feira, foi tornado público que a ERC tinha chumbado a exoneração de Fausto Coutinho do cargo de diretor de informação da rádio pública por falta de fundamentação da decisão.

Aliás, esta foi a primeira vez que o regulador dos media deu um “parecer desfavorável” a uma exoneração, o que leva a que a nomeação de João Paulo Baltazar para a direção de informação da rádio tenha ficado ‘congelada’, situação que terá agora desenvolvimentos com a saída de Fausto Coutinho do cargo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …

Nenhum rohingya se apresentou para sair do Bangladesh e regressar a Myanmar

O Comissário para os Refugiados, Assistência e Repatriamento do Bangladesh, Abul Kalam, disse na quinta-feira que nenhum rohingya se apresentou para regressar a Myanmar (antiga Birmânia) numa segunda tentativa de repatriamento da etnia muçulmana. Numa conferência …

No ano letivo passado, houve nove denúncias de praxes abusivas

A linha de denúncias de praxes abusivas e violentas recebeu no passado ano letivo nove queixas relativas a agressões entre alunos que aconteceram, na sua maioria, em instituições de Ensino Superior do norte do país. A …

Motorista de autocarro apanhado a ver filme enquanto conduz 30 passageiros para Lisboa

As imagens de um motorista de autocarro que foi gravado a ver um filme, enquanto estará a conduzir o veículo com 30 passageiros, de Coimbra até Lisboa, estão a gerar burburinho e preocupações de segurança …

Alexei Navalny libertado da prisão

O principal opositor do Kremlin foi libertado da prisão, esta sexta-feira, depois de cumprir uma pena de 30 dias por apelos à participação num grande movimento de protestos que tem agitado Moscovo. Alexei Navalny saiu da …

André Silva e João Mário na mira do Sporting

Os dois jogadores portugueses, atualmente a jogar em Itália, estão na mira dos leões. O mercado de transferências fecha no próximo dia 2 de setembro. O avançado André Silva, atualmente a jogar no AC Milan, está …

Há uma zona do país que esteve acima do limiar de concentração de ozono

A zona da Reboleira, no concelho da Amadora, excedeu esta quinta-feira o limiar de concentração de ozono entre as 17h e as 18h, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale …

Irão revela novo sistema de defesa antiaérea de fabrico nacional

O Irão revelou na quinta-feira o seu novo sistema de defesa antiaérea de fabrico nacional, o "Bavar-373", num contexto de tensão crescente com os Estados Unidos (EUA). Este é o primeiro sistema de mísseis antiaéreos …