Diretor de informação da rádio pública anuncia saída

Pedro Pina / rtppt / Flickr

O diretor de informação da rádio pública, Fausto Coutinho, anunciou esta quarta-feira à redação que vai deixar o cargo, dois dias depois de o regulador dos media ter chumbado a sua exoneração proposta pela administração da RTP.

“Estou de consciência absolutamente tranquila, mas há momentos na vida em que temos de saber sair de cena com a mesma dignidade com que entrámos e sempre em nome de valores mais elevados, neste caso o interesse da redação da rádio”, refere Fausto Coutinho, num email enviado à redação, a que a Lusa teve acesso.

“Quem me conhece sabe que sou um homem de projetos e não de cadeiras e, por isso, cedo o lugar a outro, consciente de que a nossa redação é hoje mais respeitada, mais forte e mais relevante. Para isso contribuiu decisivamente o CR/Rádio [Conselho de Redação] que soube estar à altura dos desafios e interpretar o sentimento coletivo”, prossegue.

Fausto Coutinho salienta ainda a deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que deu um parecer desfavorável e vinculativo à cessação das funções enquanto diretor de informação de rádio, antenas nacionais e internacionais e de diretor da RDP Internacional.

“Trata-se, sem dúvida, de uma decisão histórica que traduz, acima de tudo, o reconhecimento pelo trabalho feito – por toda a redação – no cumprimento das obrigações de serviço público e do contrato de concessão e na salvaguarda da autonomia editorial da rádio”, salienta.

Fausto Coutinho manifesta ainda um “profundo agradecimento” pela amizade e apoio que a equipa lhe deu no exercício das suas funções e pelo empenho, dedicação e profissionalismo que dedicaram à rádio.

“Nunca o esquecerei”, garantiu o diretor de informação demissionário.

“Ao José Guerreiro e à Rosário Lira [que integravam a sua equipa] pedi ainda que se mantenham nas suas funções de forma a garantir uma passagem de testemunho tranquila e sem sobressaltos”, conclui Fausto Coutinho.

A administração da RTP propôs o nome de João Paulo Baltazar para substituir Fausto Coutinho no cargo.

Na segunda-feira, foi tornado público que a ERC tinha chumbado a exoneração de Fausto Coutinho do cargo de diretor de informação da rádio pública por falta de fundamentação da decisão.

Aliás, esta foi a primeira vez que o regulador dos media deu um “parecer desfavorável” a uma exoneração, o que leva a que a nomeação de João Paulo Baltazar para a direção de informação da rádio tenha ficado ‘congelada’, situação que terá agora desenvolvimentos com a saída de Fausto Coutinho do cargo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …