Diretor de informação da rádio pública anuncia saída

Pedro Pina / rtppt / Flickr

O diretor de informação da rádio pública, Fausto Coutinho, anunciou esta quarta-feira à redação que vai deixar o cargo, dois dias depois de o regulador dos media ter chumbado a sua exoneração proposta pela administração da RTP.

“Estou de consciência absolutamente tranquila, mas há momentos na vida em que temos de saber sair de cena com a mesma dignidade com que entrámos e sempre em nome de valores mais elevados, neste caso o interesse da redação da rádio”, refere Fausto Coutinho, num email enviado à redação, a que a Lusa teve acesso.

“Quem me conhece sabe que sou um homem de projetos e não de cadeiras e, por isso, cedo o lugar a outro, consciente de que a nossa redação é hoje mais respeitada, mais forte e mais relevante. Para isso contribuiu decisivamente o CR/Rádio [Conselho de Redação] que soube estar à altura dos desafios e interpretar o sentimento coletivo”, prossegue.

Fausto Coutinho salienta ainda a deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que deu um parecer desfavorável e vinculativo à cessação das funções enquanto diretor de informação de rádio, antenas nacionais e internacionais e de diretor da RDP Internacional.

“Trata-se, sem dúvida, de uma decisão histórica que traduz, acima de tudo, o reconhecimento pelo trabalho feito – por toda a redação – no cumprimento das obrigações de serviço público e do contrato de concessão e na salvaguarda da autonomia editorial da rádio”, salienta.

Fausto Coutinho manifesta ainda um “profundo agradecimento” pela amizade e apoio que a equipa lhe deu no exercício das suas funções e pelo empenho, dedicação e profissionalismo que dedicaram à rádio.

“Nunca o esquecerei”, garantiu o diretor de informação demissionário.

“Ao José Guerreiro e à Rosário Lira [que integravam a sua equipa] pedi ainda que se mantenham nas suas funções de forma a garantir uma passagem de testemunho tranquila e sem sobressaltos”, conclui Fausto Coutinho.

A administração da RTP propôs o nome de João Paulo Baltazar para substituir Fausto Coutinho no cargo.

Na segunda-feira, foi tornado público que a ERC tinha chumbado a exoneração de Fausto Coutinho do cargo de diretor de informação da rádio pública por falta de fundamentação da decisão.

Aliás, esta foi a primeira vez que o regulador dos media deu um “parecer desfavorável” a uma exoneração, o que leva a que a nomeação de João Paulo Baltazar para a direção de informação da rádio tenha ficado ‘congelada’, situação que terá agora desenvolvimentos com a saída de Fausto Coutinho do cargo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …