/

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

17

O deputado do partido Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita.

Segundo a sondagem, divulgada pelo Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, o PS inverteu a tendência de subida dos últimos meses e cai cerca de dois pontos percentuais. Os socialistas recolhem agora 37,6% de intenções de voto, 11 pontos acima do PSD, que regista 26,5%, o mesmo valor que tinha no mês passado.

Em terceiro lugar, surge o Bloco de Esquerda, que tem agora 7,7% de intenções de voto, atirando o Chega para o quarto lugar com 6,5%. O partido liderado por André Ventura repete a tendência de queda.

Em quinto, surge a CDU, que também sobe, estando agora nos 5,8%.

A maior surpresa, contudo, é a Iniciativa Liberal que, ao subir cerca de 2 pontos percentuais, tem agora 5,7% de intenções de voto e está em sexto lugar.

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) recupera meio ponto para os 4%, mas está na sétima posição.

Quase no fim da tabela, surge o Livre com 1,3% de intenções de voto e, em último, o CDS, que permanece nos 0,8%.

Apesar de o PS continuar a ser o mais provável vencedor de umas eleições, caso estas se realizassem hoje, os socialistas valem agora menos do que a soma dos partidos à direita. O bloco da direita vale quase 40 pontos percentuais.

Em relação à confiança nos líderes, o atual primeiro-ministro António Costa ainda leva vantagem sobre o líder do PSD Rui Rio – 54% contra 20%. Assim, apesar de Rio ter recuperado um pouco, Costa ainda lidera.

Enquanto Rui Rio e João Cotrim de Figueiredo, líder da Iniciativa Liberal, sobem no índice de confiança, André Ventura continua a ser o líder com mais avaliações negativas.

Maria Campos, ZAP //

17 Comments

  1. Boas notícias!
    A ver se saímos desta opressão e se o país ganha ímpeto e vigor empreendedor.
    A ver se o país passa a ser de todos e não apenas dos do sistema e dos tachos.

    • Memória curta e ingrata, até parece que os mesmos da direita não estão entachados nas administrações das grandes empresas, acha que o ímpeto e o vigor está na mentalidade dos políticos que querem ver o povo na miséria e o grande capital mais rico como aconteceu no passado? imagine esta pandemia com os hospitais todos privados, a maioria dos portugueses teriam morrido.

      • Essa ideia é totalmente errada. Se o privado não teve um papel mais preponderante na atual pandemia foi porque o governo precisou do apoio do PCP para passar o orçamento. E todos sabemos que o PCP não iria aceitar a contratação do privado na saúde.
        Já aqui disse que o orçamento deste ano tem um custo real em vidas. O privado deveria ter sido utilizado. Estava disponível, bastava o governo contratar os seus serviços.
        Olhe veja o seguinte: o caso tap
        Acha realmente importante o Estado Português ter uma companhia aérea?
        Os nossos emigrantes não voam pela TAP. É sempre mais cara do que as concorrentes.
        O turismo não chega pela TAP mas sim pelas low costs.
        Tem alguma empresa de cruzeiros estatal em Portugal? Precisava de ter uma? Os turistas já chegam pelas que existem!!!
        Se o Estado quer assegurar rotas com número pré-estabelecido de voos, que lance um concurso para adjudicar esses serviços. Não precisa de ter uma companhia aérea que nos fica em muitos milhões por ano.

        Na saúde é desejável a coexistência de público e privado. No entanto, o acesso ao privado deveria ser suportado pelo Estado. Caso contrário o rico terá sempre o problema resolvido e o pobre ficará sempre numa lista de espera de vários anos.

      • Ah?? Em que planeta vives?!
        Apenas 10 segundos no Google:
        “Estado gasta 41% do dinheiro destinado à saúde com privados”
        Expresso, 27 AGOSTO 2020
        .
        “Privados já faturaram 750 milhões de euros em contratos com o público durante a pandemia”
        Dinheiro Vivo, 06 Janeiro, 2021
        .
        “SNS gastou 54 milhões com testes Covid feitos por privados”
        Observador, 18 nov 2020

      • Isto é só mesmo palha. Em relação aos hospitais não referi nenhum número porque são vergonhosos. Como reconheço isso, mando para aqui as farmacêuticas e os laboratórios apenas para criar confusão

  2. O Partido Socialista está cheio de pantomineiros, e, por isso, fico feliz se o mesmo conseguir ser derrubado. Infelizmente, o Chega está a perder protagonismo, e isso não é bom…

    • Olhe que o CHEGA estar a perder força é bom. E sou de direita. Pesquise para ver quem é quem no universo CHEGA. Aquilo é tudo gente muito pouco recomendável. O principal financiador, nem se sabe bem como é que anda solto.

  3. Considerando-me de centro esquerda, saúdo a evolução da IL que, na minha opinião, representa a direita civilizada, tão importante para a democracia . Bom que tenham a capacidade de “secar” o chega.

    • Centro esquerda? O que é isso? Não existe centro! Ou se é de direita ou se é de esquerda!! Ah, pois está claro que saúda o IL, os pequeninos não fazem mossa aos grandes. Já agora isso de ser do Centro-Esquerda quer dizer que é do PS ou do PSD? É que o PS é de Esquerda, já o PSD não se sabe muito bem onde está… É o que faz ter um presidente que andou no Colégio Alemão, mas não aprendeu a diferença entre PSD e SPD!!!

      • Pois é, os pequeninos não fazem nossa aos grandes, já que o Chega é um partido enorme.
        Já agora, lembrar que o IL, pelo menos não é dirigido pelo bando de malfeitores que abundam no Chega.

      • Para quem não sabe o que é centro ou centro esquerda, pelo menos parece “adivinhar” onde me sítuo politicamente.

  4. Ao IL só falta não ter medo de falar dos problemas de injustiça social, falar da subsidio-dependência da comunidade cigana não deve ser tabu, mesmo que não se aplique a todos aplica-se a maioria e transformou-se num objectivo de vida, esconder a sua existência só cria revolta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.