Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

O deputado do partido Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita.

Segundo a sondagem, divulgada pelo Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, o PS inverteu a tendência de subida dos últimos meses e cai cerca de dois pontos percentuais. Os socialistas recolhem agora 37,6% de intenções de voto, 11 pontos acima do PSD, que regista 26,5%, o mesmo valor que tinha no mês passado.

Em terceiro lugar, surge o Bloco de Esquerda, que tem agora 7,7% de intenções de voto, atirando o Chega para o quarto lugar com 6,5%. O partido liderado por André Ventura repete a tendência de queda.

Em quinto, surge a CDU, que também sobe, estando agora nos 5,8%.

A maior surpresa, contudo, é a Iniciativa Liberal que, ao subir cerca de 2 pontos percentuais, tem agora 5,7% de intenções de voto e está em sexto lugar.

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) recupera meio ponto para os 4%, mas está na sétima posição.

Quase no fim da tabela, surge o Livre com 1,3% de intenções de voto e, em último, o CDS, que permanece nos 0,8%.

Apesar de o PS continuar a ser o mais provável vencedor de umas eleições, caso estas se realizassem hoje, os socialistas valem agora menos do que a soma dos partidos à direita. O bloco da direita vale quase 40 pontos percentuais.

Em relação à confiança nos líderes, o atual primeiro-ministro António Costa ainda leva vantagem sobre o líder do PSD Rui Rio – 54% contra 20%. Assim, apesar de Rio ter recuperado um pouco, Costa ainda lidera.

Enquanto Rui Rio e João Cotrim de Figueiredo, líder da Iniciativa Liberal, sobem no índice de confiança, André Ventura continua a ser o líder com mais avaliações negativas.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Boas notícias!
    A ver se saímos desta opressão e se o país ganha ímpeto e vigor empreendedor.
    A ver se o país passa a ser de todos e não apenas dos do sistema e dos tachos.

    • Memória curta e ingrata, até parece que os mesmos da direita não estão entachados nas administrações das grandes empresas, acha que o ímpeto e o vigor está na mentalidade dos políticos que querem ver o povo na miséria e o grande capital mais rico como aconteceu no passado? imagine esta pandemia com os hospitais todos privados, a maioria dos portugueses teriam morrido.

      • Essa ideia é totalmente errada. Se o privado não teve um papel mais preponderante na atual pandemia foi porque o governo precisou do apoio do PCP para passar o orçamento. E todos sabemos que o PCP não iria aceitar a contratação do privado na saúde.
        Já aqui disse que o orçamento deste ano tem um custo real em vidas. O privado deveria ter sido utilizado. Estava disponível, bastava o governo contratar os seus serviços.
        Olhe veja o seguinte: o caso tap
        Acha realmente importante o Estado Português ter uma companhia aérea?
        Os nossos emigrantes não voam pela TAP. É sempre mais cara do que as concorrentes.
        O turismo não chega pela TAP mas sim pelas low costs.
        Tem alguma empresa de cruzeiros estatal em Portugal? Precisava de ter uma? Os turistas já chegam pelas que existem!!!
        Se o Estado quer assegurar rotas com número pré-estabelecido de voos, que lance um concurso para adjudicar esses serviços. Não precisa de ter uma companhia aérea que nos fica em muitos milhões por ano.

        Na saúde é desejável a coexistência de público e privado. No entanto, o acesso ao privado deveria ser suportado pelo Estado. Caso contrário o rico terá sempre o problema resolvido e o pobre ficará sempre numa lista de espera de vários anos.

        • Ah?? Em que planeta vives?!
          Apenas 10 segundos no Google:
          “Estado gasta 41% do dinheiro destinado à saúde com privados”
          Expresso, 27 AGOSTO 2020
          .
          “Privados já faturaram 750 milhões de euros em contratos com o público durante a pandemia”
          Dinheiro Vivo, 06 Janeiro, 2021
          .
          “SNS gastou 54 milhões com testes Covid feitos por privados”
          Observador, 18 nov 2020

          • Isto é só mesmo palha. Em relação aos hospitais não referi nenhum número porque são vergonhosos. Como reconheço isso, mando para aqui as farmacêuticas e os laboratórios apenas para criar confusão

  2. O Partido Socialista está cheio de pantomineiros, e, por isso, fico feliz se o mesmo conseguir ser derrubado. Infelizmente, o Chega está a perder protagonismo, e isso não é bom…

  3. Considerando-me de centro esquerda, saúdo a evolução da IL que, na minha opinião, representa a direita civilizada, tão importante para a democracia . Bom que tenham a capacidade de “secar” o chega.

    • Centro esquerda? O que é isso? Não existe centro! Ou se é de direita ou se é de esquerda!! Ah, pois está claro que saúda o IL, os pequeninos não fazem mossa aos grandes. Já agora isso de ser do Centro-Esquerda quer dizer que é do PS ou do PSD? É que o PS é de Esquerda, já o PSD não se sabe muito bem onde está… É o que faz ter um presidente que andou no Colégio Alemão, mas não aprendeu a diferença entre PSD e SPD!!!

      • Pois é, os pequeninos não fazem nossa aos grandes, já que o Chega é um partido enorme.
        Já agora, lembrar que o IL, pelo menos não é dirigido pelo bando de malfeitores que abundam no Chega.

      • Para quem não sabe o que é centro ou centro esquerda, pelo menos parece “adivinhar” onde me sítuo politicamente.

  4. Ao IL só falta não ter medo de falar dos problemas de injustiça social, falar da subsidio-dependência da comunidade cigana não deve ser tabu, mesmo que não se aplique a todos aplica-se a maioria e transformou-se num objectivo de vida, esconder a sua existência só cria revolta.

RESPONDER

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …

Bolsonaro diz que confinamentos transformaram o Brasil num "barril de pólvora"

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, alertou esta quarta-feira que o país se tornou "um barril de pólvora" devido às medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos para tentar conter a disseminação da covid-19. "O Brasil está …

Valentina poderia ter sobrevivido se socorrida, afirma médico legista

O médico responsável pela autópsia de Valentina, a criança de nove anos que morreu após graves agressões, admitiu hoje ao Tribunal de Leiria que a menina poderia ter sobrevivido, "com sequelas", se tivesse sido socorrida. A …

Marcelo admite confinamentos locais, fala em "reta final" e aponta à "recuperação social"

O Presidente da República afirmou esperar que o estado de emergência esteja a caminhar para o fim, sem dar como certo que esta seja a sua última renovação, e admitiu confinamentos locais para conter a …

Caso Marquês: Distribuição do processo investigado. Recursos só chegam ao Tribunal da Relação em 2022

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) vai averiguar se há novos elementos que justifiquem uma alteração do seu entendimento de que não houve irregularidades na distribuição, na fase de investigação da Operação Marquês, ao juiz …

Estado condenado a pagar oito mil euros por demorar 24 anos a atribuir pensão de alimentos

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa condenou o Estado a pagar 8.500 euros a uma mãe, que esteve 24 anos à espera de uma pensão de alimentos para as duas filhas, hoje com 37 …

Centenas de pessoas ficaram à espera de vacinação na Maia devido a erro informático

A situação ocorreu no Centro de Vacinação Covid Maia I, que funciona em Gemunde, nas instalações da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia. A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) disse esta quarta-feira que …

Juiz anti-confinamento junta apoiantes e é acusado de desrespeitar a GNR

O juiz Rui Fonseca e Castro, fundador do grupo “Juristas Pela Verdade” e da associação “Habeas Corpus”, organizou uma manifestação em Palmela, mas está a ser acusado de não cumprir as regras. Três dias depois de …

Morreu Artur Garcia, nome da música ligeira portuguesa da década de 1960

O cantor Artur Garcia, de 83 anos, que protagonizou vários êxitos nas décadas de 1960 e 1970, morreu hoje, na Aldeia de Juzo, em Cascais, disse à Lusa o agente artístico António Fortuna. O artista, que …

Mosteiro dos Jerónimos está a ser lavado com álcool

O claustro do Mosteiro dos Jerónimos está a ser alvo de recuperação, com recurso a álcool a 70 graus, o mesmo que se usa para desinfectar as mãos contra a covid-19. Mas não tem nada …