Directora dos Serviços Secretos demite-se após sucessivas falhas na segurança de Obama

United States Secret Service / Wikimedia

Julia Pierson, ex-chefe dos Serviços Secretos dos EUA

Julia Pierson, ex-chefe dos Serviços Secretos dos EUA

Menos de um dia depois de sofrer duras críticas do Congresso ao tentar explicar como um homem armado invadiu a Casa Branca no último mês, a diretora dos Serviços Secretos dos Estados Unidos, Julia Pierson, renunciou ao cargo esta quarta-feira.

O anúncio ocorre depois de vários incidentes que revelaram falhas na segurança do Presidente Barack Obama.

No mais recente, em 19 de setembro, o veterano de guerra Omar J. Gonzalez, armado com uma faca, saltou as grades da Casa Branca, correu pelo relvado, confrontou um agente, entrou na residência presidencial e chegou a percorrer algumas divisões antes de ser detido.

A invasão ocorreu poucos minutos depois de o Presidente e a família deixarem a Casa Branca.

O Secretário de Segurança Interna, Jeh Johnson, indicou Joseph Clancy, um ex-agente que já havia atuado na segurança do presidente, para ocupar o cargo interinamente.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, o Presidente Obama telefonou para Pierson após o anúncio e agradeceu os seus serviços à agência e ao país.

Competência

Com 30 anos de atuação nos Serviços Secretos, Pierson tinha assumido no ano passado a direção dos Serviços Secretos – que até então estavam desgastados depois de vários escândalos a envolver agentes em missões no estrangeiro.

A pressão pela sua renúncia aumentou depois das declarações ao Congresso, na terça-feira, no qual assumiu a responsabilidade pelas falhas e disse que medidas de segurança adicionais já tinha sido tomadas.

Pete Souza / White House

Julia Pierson presta juramento como primeira mulher a dirigir os Serviços Secretos norte-americanos

Julia Pierson presta juramento como primeira mulher a dirigir os Serviços Secretos norte-americanos

Parlamentares democratas e republicanos colocaram em dúvida a competência dos Serviços Secretos de protegerem o Presidente e pediram uma investigação sobre a conduta da agência.

Entre as críticas está também o fato de os Serviços Secretos terem inicialmente omitido alguns detalhes sobre o incidente, como o fato de o invasor estar armado e ter entrado em algumas divisões da Casa Branca.

Na terça-feira, o jornal The Washington Post revelou que o invasor, Omar J. Gonzalez, foi detido por um agente que estava fora de serviço e estava a sair da residência no momento da invasão.

Outros lapsos

O incidente foi o último de uma série de lapsos na segurança do presidente. No mesmo dia em que o Washington Post noticiou detalhes sobre a invasão da Casa Branca, foi revelado também que um segurança privado armado tinha estado num elevador ao lado do presidente Obama, numa visita a Atlanta no mês passado.

O homem, que trabalhava como segurança no Centro de Controle e Profilaxia de Doenças visitado por Obama, “comportou-se de forma estranha” e não deixou de filmar o presidente dos EUA com o telemóvel depois de terem lhe pedido para desligar a câmara.

Ao abrirem-se as portas do elevador, Obama saiu acompanhado da maioria dos funcionários dos Serviços Secretos, mas alguns homens ficaram no elevador para interrogar o suspeito. Depois do incidente no elevador, que ocorreu a 16 de setembro, o homem foi imediatamente despedido.

ZAP / BBC / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …