Diplomata envolvido em escândalo sexual com espião palestiniano afastado do cargo

partidosocialista / Flickr

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros

O chefe da missão diplomática portuguesa em Ramallah, na Palestina, foi exonerado do cargo e está a ser alvo de um inquérito disciplinar, depois de ter sido apanhado em actos sexuais “impróprios” com um presumível espião dos Serviços Secretos palestinianos.

Rui Baceira, que foi nomeado em 2017 como chefe da missão diplomática portuguesa em Ramallah, foi afastado do cargo no seguimento do envolvimento num escândalo sexual, como reporta o Correio da Manhã (CM).

O jornal refere que as câmaras de vídeo-vigilância das instalações da representação diplomática portuguesa em Ramallah captaram, em Julho passado, o diplomata a praticar “actos sexuais considerados impróprios” com um elemento da segurança que é suspeito de ser um espião dos Serviços de Informações da Autoridade Nacional Palestiniana.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) abriu já um inquérito disciplinar a Rui Baceira e propôs a sua exoneração do cargo, considerando que “deixou de ter condições para assegurar a representação do Estado português”, como cita o CM.

O Presidente da República já aceitou a exoneração que foi publicada em Diário da Repúblico num decreto de 4 de Dezembro passado.

“Logo que teve conhecimento de indícios sobre a eventual prática de actos impróprios por parte de um diplomata português, decidiu instaurar um inquérito disciplinar destinado, naturalmente, a apurar factos e responsabilidades“, frisa ainda o MNE.

O Ministério acrescenta que está a avaliar se houve “eventuais quebras de segurança” no seguimento do caso.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

FIFA tem reserva de 1.400 milhões de euros e está a pensar em ajudar clubes por todo o mundo

"O futebol não é o mais importante" e "ninguém sabe quando voltará a ser o que era", face à pandemia de Covid-19, alertou o presidente da FIFA, Gianni Infantino. "Todos gostaríamos de ter o futebol de volta …

Este ano não há São João nem Santo António. Festas populares canceladas em Lisboa e Porto

As Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto resolveram cancelar as festividades de Santo António e de são João, respectivamente, por causa da pandemia de Covid-19. As marchas populares só voltam no próximo ano, com …

Sem ajudas do Governo, "não sei se os grandes vão continuar a ser grandes"

"É complicado encontrar soluções", assume o presidente do Marítimo numa altura em que o futebol está parado por causa da pandemia de Covid-19. A situação é "aflitiva" para muitos clubes, diz Carlos Pereira que acredita …

Governo dá tolerância de ponto nos dias 9 e 13 de abril

O primeiro-ministro assinou um despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13, no período da Páscoa, a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado. “É …

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal. DGS vai fazer testes de imunidade à população

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …