Diplomata envolvido em escândalo sexual com espião palestiniano afastado do cargo

partidosocialista / Flickr

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros

O chefe da missão diplomática portuguesa em Ramallah, na Palestina, foi exonerado do cargo e está a ser alvo de um inquérito disciplinar, depois de ter sido apanhado em actos sexuais “impróprios” com um presumível espião dos Serviços Secretos palestinianos.

Rui Baceira, que foi nomeado em 2017 como chefe da missão diplomática portuguesa em Ramallah, foi afastado do cargo no seguimento do envolvimento num escândalo sexual, como reporta o Correio da Manhã (CM).

O jornal refere que as câmaras de vídeo-vigilância das instalações da representação diplomática portuguesa em Ramallah captaram, em Julho passado, o diplomata a praticar “actos sexuais considerados impróprios” com um elemento da segurança que é suspeito de ser um espião dos Serviços de Informações da Autoridade Nacional Palestiniana.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) abriu já um inquérito disciplinar a Rui Baceira e propôs a sua exoneração do cargo, considerando que “deixou de ter condições para assegurar a representação do Estado português”, como cita o CM.

O Presidente da República já aceitou a exoneração que foi publicada em Diário da Repúblico num decreto de 4 de Dezembro passado.

“Logo que teve conhecimento de indícios sobre a eventual prática de actos impróprios por parte de um diplomata português, decidiu instaurar um inquérito disciplinar destinado, naturalmente, a apurar factos e responsabilidades“, frisa ainda o MNE.

O Ministério acrescenta que está a avaliar se houve “eventuais quebras de segurança” no seguimento do caso.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

De Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …