Encontrado em Portugal diploma de 2020 (veio dos EUA…pelo oceano)

Peter Allan

Garrafa com diploma é uma tradição da Ocracoke School. E vem com instruções em diversos idiomas.

Quase 6 mil quilómetros separam o Cabo da Roca da Ocracoke School.

Então o que liga Portugal a essa escola “anónima”? Que se situa na costa Leste dos Estados Unidos da América, numa ilha, espécie de pontão.

Uma tradição dessa escola, que aceita alunos desde o infantário até ao 12.º ano, para os alunos que concluem o ensino secundário.

Um furacão destruiu muitas das instalações da ilha Ocracoke, que é a casa para 797 pessoas. Isto no Verão de 2019.

No ano seguinte a pandemia COVID-19 estragou os planos da turma que iria assinalar o final dos 12 anos de escola naquele ano lectivo 2019/20.

Foi mais de um ano de separação, pelos dois motivos, que não fragilizou a turma finalista desse ano: até os fortaleceu.

“Muitos de nós ficaram com as casas inundadas. Por isso, os alunos passaram a olhar pelas pessoas de cá, tentando dizer-lhes como ser resilientes, fortes, resolver problemas. Tivemos que colocar tudo isso à prova e em acção”, recordou Charles Temple, professor de inglês da Ocracoke School.

Em 2020, e depois de um ano lectivo único (por más razões), o mesmo Charles Temple quis assinalar o final daquele ano de uma forma invulgar.

Quando os alunos estavam de saída da escola, a maioria rumo à faculdade, escrevem mensagens na foto de turma e depois colocam-na dentro de uma garrafa de vidro.

O diploma de conclusão do ensino secundário é também colocado na garrafa – e a garrafa é atirada para o Oceano Atlântico.

Foi uma ideia do professor Charles Temple, que quis criar algo especial para se despedir de todos os seus (oito) alunos do 12.º ano.

Depois de atirar a garrafa, comentou: “Li em algum sítio que, se a garrafa for encontrada, será em França, Inglaterra ou Portugal. Por isso, coloquei instruções de como entrar em contacto comigo: em inglês, em francês e em português. E a verdade é que foi um palpite muito bom”, afirmou o professor, na estação WITN-TV.

Temple acha que momentos como a descoberta da garrafa são lições importantes para os alunos.

“Tem sido divertido poder mostrar aos alunos que, só porque moras num lugar que parece estar no fim do mundo, como se estivesses no meio do nada, não significa que não podes competir com as pessoas do mundo real. Mundo real entre aspas, claro”, explicou.

O artigo não refere em que zona de Portugal a garrafa apareceu.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.