Diocese em Nova Iorque declara falência após dezenas de processos de abuso sexual de menores

echiner1 / Flickr

A Diocese de Rockville Centre, em Nova Iorque, declarou na quinta-feira falência, na sequência de dezenas de processos de abuso sexual de menores, tornando-se na maior diocese da Igreja Católica nos EUA a falir por causa destes escândalos.

O bispo John Barres disse que a decisão não foi “tomada de ânimo leve” e considerou que “é a melhor forma de garantir justiça e um resultado justo para todos os envolvidos, incluindo os sobreviventes de abusos, cuja compensação será decidida nos tribunais”.

A diocese sediada em Long Island, nos Estados Unidos toma a decisão por não conseguir fazer face a todos os custos com os processos judiciais pendentes, depois de ter compensado mais de 300 vítimas desde 2017.

Segundo Barres, as seguradoras decidiram não suportar os custos da organização com o aumento de processos judiciais e isso precipitou o uso da proteção contra falências.

A queda nos donativos, que normalmente representam 40% das receitas, devido ao encerramento de igrejas e serviços religiosos, por causa da covid-19, acelerou o processo de falência, depois de outras dioceses do estado de Nova Iorque – Syracusa, Búfalo e Rochester – também terem recorrido à suspensão de pagamentos.

Um dos representantes das vítimas, o advogado Jeff Anderson, lamentou a decisão de a diocese recorrer à proteção contra a falência e acusou-a de se furtar às suas responsabilidades para com as vítimas.

A onda de processos judiciais contra a Igreja Católica em Nova Iorque aumentou após o governador do estado, Andrew Cuomo, ter decidido aumentar para 28 anos a idade mínima para a denúncia de abuso sexual de crianças e jovens.

A Diocese de Rockville Centre é a oitava maior diocese dos Estados Unidos, com mais de 1,4 milhões de paroquianos. A Arquidiocese de Nova Iorque divulgou no ano passado os nomes de 120 padres e diáconos acusados de abuso sexual de menores ou de posse de pornografia infantil, numa tentativa de avançar no sentido da reconciliação e da justiça.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Liga dos Campeões: Dragão e Vodafone Park entre os estádios mais vazios

FC Porto-AC Milan ficou longe da lotação esgotada, enquanto o Beşiktaş-Sporting ficou-se pela metade da lotação do estádio. A noite era de (novo) confronto entre dois antigos campeões europeus, no Porto, o trânsito na cidade e …

Concertação Social com alterações laborais em cima da mesa. Mas sem cedências à esquerda há risco de "crise política"

O Governo reúne-se hoje com os parceiros sociais e em cima da mesa estão alterações à lei laboral, numa altura em que o tema é também uma das matérias centrais das negociações do Orçamento do …

Superliga Europeia pode renascer com outro formato

Real Madrid, Barcelona e Juventus, três dos clubes fundadores da Superliga Europeia, estão a repensar o modelo da competição e planeiam voltar em força. Sem lugares cativos e com qualificação por mérito desportivo. É assim que …

"Dos fracos não reza a história". Rio avança mesmo para reeleição contra um aparente favorito Rangel

Rio desfez finalmente as dúvidas em torno do seu futuro, depois de se ter aconselhado do seu núcleo duro que nunca terá duvidado da decisão do líder. As dúvidas em torno da recandidatura de Rui Rio …

"É gritante". Críticas às medidas adotadas nas escolas (e o que se faz noutros países)

Com o arranque do novo ano letivo em Portugal, que volta a ser presencial, há muitas críticas relativamente às medidas adotadas nas escolas para a prevenção do contágio por covid-19. Mas, afinal, por que razão …

Sporting não marcava quatro desde 2014 (e alguém deste plantel jogou na última vitória?)

Campeão português foi ao terreno do Beşiktaş ganhar por 4-1. A maior vitória na fase de grupos dos últimos anos. O Sporting conseguiu a primeira vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões, com um …

Veja fósseis no telemóvel e ajude a desvendar o passado da Terra

Ao catalogar fósseis de folhas de plantas no seu smartphone pode ajudar investigadores a desvendar o passado do planeta Terra. Ao participar no projeto Fossil Atmospheres, analisando fósseis no telemóvel, você pode ajudar os investigadores a …

Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, Espanha

Sismo de magnitude 4,8 na escala de Richter abala La Palma. É o maior desde o início da erupção

Esta terça-feira à noite, um terramoto de magnitude 4,8 na Escala de Richter abalou La Palma. É o maior sismo até ao momento, desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja. Segundo o El País, …

Recálculo das pensões exigido pelo Bloco custa 200 milhões de euros por ano

Bloquistas usaram as estimativas do governo sobre o impacto anual de cada uma das fases de flexibilização nas pensões e chegaram ao valor de 200 milhões de euros anuais. Entre as nove exigências do Bloco de …

Revolta na Marinha com a compra de 3900 bolas de golfe (e há quem desconfie das "intenções" da notícia)

A Marinha gastou 1692 euros na compra de 3900 bolas de golfe, o que está a gerar mal-estar entre os militares deste ramo das Forças Armadas, até devido às dificuldades financeiras que tem sentido. Mas …