Diocese em Nova Iorque declara falência após dezenas de processos de abuso sexual de menores

echiner1 / Flickr

A Diocese de Rockville Centre, em Nova Iorque, declarou na quinta-feira falência, na sequência de dezenas de processos de abuso sexual de menores, tornando-se na maior diocese da Igreja Católica nos EUA a falir por causa destes escândalos.

O bispo John Barres disse que a decisão não foi “tomada de ânimo leve” e considerou que “é a melhor forma de garantir justiça e um resultado justo para todos os envolvidos, incluindo os sobreviventes de abusos, cuja compensação será decidida nos tribunais”.

A diocese sediada em Long Island, nos Estados Unidos toma a decisão por não conseguir fazer face a todos os custos com os processos judiciais pendentes, depois de ter compensado mais de 300 vítimas desde 2017.

Segundo Barres, as seguradoras decidiram não suportar os custos da organização com o aumento de processos judiciais e isso precipitou o uso da proteção contra falências.

A queda nos donativos, que normalmente representam 40% das receitas, devido ao encerramento de igrejas e serviços religiosos, por causa da covid-19, acelerou o processo de falência, depois de outras dioceses do estado de Nova Iorque – Syracusa, Búfalo e Rochester – também terem recorrido à suspensão de pagamentos.

Um dos representantes das vítimas, o advogado Jeff Anderson, lamentou a decisão de a diocese recorrer à proteção contra a falência e acusou-a de se furtar às suas responsabilidades para com as vítimas.

A onda de processos judiciais contra a Igreja Católica em Nova Iorque aumentou após o governador do estado, Andrew Cuomo, ter decidido aumentar para 28 anos a idade mínima para a denúncia de abuso sexual de crianças e jovens.

A Diocese de Rockville Centre é a oitava maior diocese dos Estados Unidos, com mais de 1,4 milhões de paroquianos. A Arquidiocese de Nova Iorque divulgou no ano passado os nomes de 120 padres e diáconos acusados de abuso sexual de menores ou de posse de pornografia infantil, numa tentativa de avançar no sentido da reconciliação e da justiça.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …