/

Dinossauros como o T. rex balançavam a cauda enquanto corriam

Um novo estudo mostra que alguns dinossauros, tal como o temível Tyrannosaurus rex, balançavam a cauda enquanto corriam.

“Essencialmente, as nossas descobertas mostram que dinossauros como o Tyrannosaurus e o Velociraptor balançavam a cauda de um lado para o outro quando corriam, o que os ajudava a manter o equilíbrio”, disse, em comunicado, Peter Bishop, do Museu de Queensland, na Austrália.

A investigação usou simulações de computador sofisticadas, alavancou novos métodos desenvolvidos por engenheiros e incluiu a modelagem de um celófise (Coelophysis), um pequeno dinossauro carnívoro, com 210 milhões de anos, que pesava cerca de 15 quilos.

“Quando vi os resultados da simulação pela primeira vez fiquei muito surpreendido, mas depois de executarmos uma série de outras simulações, tornando as caudas mais pesadas, mais leves e até mesmo sem cauda, fomos capazes de demonstrar que o abanar da cauda foi um meio de controlar o momento angular ao longo da sua marcha”, acrescentou.

Na mesma nota, John Hutchinson, professor de Biomecânica Evolutiva da Royal Veterinary College, em Inglaterra, e co-autor da pesquisa, disse também que as simulações replicaram com precisão o movimento num dinossauro terópode moderno (um pássaro).

“Essas simulações tridimensionais de ponta mostram que ainda temos muito a aprender sobre os dinossauros”, começou por dizer.

“Os nossos resultados levantam questões interessantes sobre como as caudas dos dinossauros foram usadas em toda uma gama de comportamentos, não apenas na locomoção, e como essas funções evoluíram”, considerou.

O estudo foi publicado, a 22 de setembro, na revista científica Science Advances.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE