Dinamarca vai abater milhões de martas após mutação do coronavírus

1

A Dinamarca vai abater todas as martas criadas naquele país, que serão entre 15 milhões e 17 milhões, após ter sido verificada uma mutação do novo coronavírus que infetou 12 pessoas.

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, argumentou que esta evidência ameaça a eficácia de uma futura vacina contra a covid-19, que é provocada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2).

“A mutação do vírus via martas pode criar o risco de a futura vacina não funcionar como deveria (…). É preciso abater todas as martas“, afirmou a chefe do Executivo, numa conferência de imprensa.

Segundo as autoridades dinamarquesas, a população destes pequenos mamíferos naquele país situa-se entre os 15 milhões e os 17 milhões.

A Dinamarca segue o exemplo dos Países Baixos, que, em agosto, decretaram o fim da prática de criar martas para a indústria de peles naquele país, após o registo de vários focos de infeção pelo novo coronavírus em explorações dedicadas à criação destes pequenos mamíferos.

Em junho, e após suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas, também as autoridades holandesas ordenaram o abate de vários milhares de martas. Em maio, as autoridades holandesas já tinham decidido proibir o transporte de peles de martas em todo o país, depois da divulgação do caso de dois trabalhadores de uma exploração localizada na zona do sul dos Países Baixos que teriam contraído o novo coronavírus através daqueles pequenos animais.

Na altura, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, e perante as suspeitas, que estas possíveis contaminações poderiam ser os “primeiros casos conhecidos de transmissão” do novo coronavírus de animais para seres humanos.

Vison ou marta é a designação comum de várias espécies de mamíferos mustelídeos, que se assemelham às doninhas da América do Norte.

// Lusa

1 Comment

  1. Exterminem todos os animais do planeta. Todos! Todos! Sabe-se lá qual deles contribuirá amanhã para uma mutação do covid19, covid21, covid35, ou outro qualquer. É necessário é preservar a raça humana a todo o custo e acabar de vez com a única causa de morte conhecida no planeta… a tal da covid!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.