Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão diferentes coexistem no mesmo meio?

A ecologia comportamental dos polvos que partilham habitats é importante para compreender o papel que desempenham na estrutura da comunidade e biodiversidade de um ecossistema.

Um equipa de investigadores da Florida Atlantic University conduziu o primeiro estudo, publicado Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, de longo prazo numa lagoa do sul da Florida, onde habitam duas espécies diferentes de polvos.

O objetivo do estudo foi explorar como o polvo comum – um polvo de tamanho médio que é amplamente distribuído nos mares tropicais e temperados – e o polvo longarm – uma pequena espécie de polvo encontrada no Oceano Atlântico, Mar Mediterrâneo e nas Caraíbas – coexistem no mesmo meio.

O trabalho de campo do estudo incluiu observações diretas através de mergulho autónomo e gravações de vídeo ativas e remotas, informa o Phys.

Os investigadores descobriram que o polvo comum era uma espécie sobretudo noturna, e consumia muitos bivalves, enquanto que o polvo longarm era uma espécie estritamente diurna, e que consumia exclusivamente crustáceos.

Ambas as espécies mostraram uma tática de exploração de recursos alimentares dominada por busca especulativa de fundo, que é guiada por observação visual.

A coexistência entre as duas espécies resulta principalmente de diferenças no uso de recursos, sobretudo no que diz respeito ao habitat e à dieta.

Desta forma, a equipa percebeu que a incorporação de hábitos comportamentais específicos de cada espécie é uma ferramenta fundamental para a compreensão da ecologia e da coexistência dos polvos.

“Estudos adicionais de ecologia comportamental podem ajudar-nos a entender melhor os requisitos ambientais necessários para cefalópodes, um grupo importante em muitas cadeias alimentares marinhas”, destacou Chelsea O. Bennice, uma das autoras do estudo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …

Vulcão, La Palma

Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas …

Pintura inacabada de Picasso descoberta ao fim de 118 anos. Inteligência Artificial finalizou a obra

Um nova obra de Picasso foi descoberta por baixo de outra reprodução do artista. A pintura de uma mulher nua estava escondida pela obra "A Refeição de um Homem Cego". Segundo noticia a CNN, a descoberta …

Novos radares de controlo de velocidade vão gerar receitas de cerca de 13 milhões

O Governo estima que a aquisição de novos radares de controlo de velocidade, prevista para o próximo ano, tenha um impacto nas receitas de cerca de 13 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento …