Dietas ricas em gordura causam sintomas de depressão

Dietas ricas em gordura podem causar sintomas de pressão. Isto pode explicar o porquê de pessoas obesas ou com excesso de peso não responderem tão bem aos antidepressivos como pessoas magras.

Um novo estudo conduzido por cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, sugere que há uma ligação causal entre ter uma dieta rica em gordura e o desenvolvimento de depressão.

A nova investigação demonstra como certas gorduras afetam o cérebro, atrapalham alguns caminhos de sinais no hipotálamo e, consequentemente, causam sintomas de depressão.

A ligação entre obesidade e depressão já tinha sido observada há muito tempo, mas parecia estar mais relacionada a fatores psicológicos do que físicos. Recentemente, vários estudos têm sugerido que a ligação pode ser explicada por mecanismos biológicos, principalmente devido ao desequilíbrio das bactérias intestinais e aos seus impactos na saúde mental da pessoa.

O estudo publicado este mês na revista Translational Psychiatry examinou, em ratos, os mecanismos neurológicos que podem ser ativados pelas dietas ricas em gordura.

A investigação mostrou que os sintomas de depressão surgem devido a perturbações no envio de sinais no hipotálamo e que acontecem por causa da acumulação de diferentes ácidos gordos nesta região do cérebro.

Esta é a primeira vez que cientistas conseguem observar estes ácidos a moverem-se pela corrente sanguínea, acumularem-se numa região específica do cérebro e depois induzirem mudanças de comportamento, levando a sintomas de depressão.

Isto pode explicar porquê que pacientes obesos que sofrem de depressão não respondem tão bem aos antidepressivos como pacientes magros. Uma nova geração de antidepressivos pode ser desenvolvida para atuar diretamente neste mecanismo em pacientes depressivos com excesso de peso ou obesidade.

“Frequentemente comemos alimentos ricos em gordura porque nos dão conforto e porque têm um bom sabor, porém, a longo prazo, pode afetar negativamente o nosso humor“, disse George Baillie, o principal investigador do estudo.

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …