Dietas ricas em gordura causam sintomas de depressão

Dietas ricas em gordura podem causar sintomas de pressão. Isto pode explicar o porquê de pessoas obesas ou com excesso de peso não responderem tão bem aos antidepressivos como pessoas magras.

Um novo estudo conduzido por cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, sugere que há uma ligação causal entre ter uma dieta rica em gordura e o desenvolvimento de depressão.

A nova investigação demonstra como certas gorduras afetam o cérebro, atrapalham alguns caminhos de sinais no hipotálamo e, consequentemente, causam sintomas de depressão.

A ligação entre obesidade e depressão já tinha sido observada há muito tempo, mas parecia estar mais relacionada a fatores psicológicos do que físicos. Recentemente, vários estudos têm sugerido que a ligação pode ser explicada por mecanismos biológicos, principalmente devido ao desequilíbrio das bactérias intestinais e aos seus impactos na saúde mental da pessoa.

O estudo publicado este mês na revista Translational Psychiatry examinou, em ratos, os mecanismos neurológicos que podem ser ativados pelas dietas ricas em gordura.

A investigação mostrou que os sintomas de depressão surgem devido a perturbações no envio de sinais no hipotálamo e que acontecem por causa da acumulação de diferentes ácidos gordos nesta região do cérebro.

Esta é a primeira vez que cientistas conseguem observar estes ácidos a moverem-se pela corrente sanguínea, acumularem-se numa região específica do cérebro e depois induzirem mudanças de comportamento, levando a sintomas de depressão.

Isto pode explicar porquê que pacientes obesos que sofrem de depressão não respondem tão bem aos antidepressivos como pacientes magros. Uma nova geração de antidepressivos pode ser desenvolvida para atuar diretamente neste mecanismo em pacientes depressivos com excesso de peso ou obesidade.

“Frequentemente comemos alimentos ricos em gordura porque nos dão conforto e porque têm um bom sabor, porém, a longo prazo, pode afetar negativamente o nosso humor“, disse George Baillie, o principal investigador do estudo.

PARTILHAR

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …