Dieta vegetariana é duas vezes mais eficaz na perda de peso

tipstimesadmin / Flickr

-

Quando se trata de perder gordura, uma dieta vegetariana é duas vezes mais eficaz do que a carnívora, concluiu um novo estudo científico.

De acordo com esta investigação, publicada no Journal of the American College of Nutrition, uma alimentação vegetariana acelera o metabolismo, reduzindo factores de risco da síndrome metabólica – um conjunto de itens de risco, essencialmente cardiovasculares, que têm por base a obesidade abdominal – e a diabetes tipo 2.

Uma dieta vegetariana também contribui para o alcance da perda de peso desejada, melhora o controlo da glicemia e aumenta a sensibilidade à insulina.

Além disso, conforme estudos anteriores, as dietas vegetarianas e vegans com baixo teor de gordura promovem um maior controlo glicémico e reduzem factores de risco cardiovasculares.

“As dietas vegetarianas já provaram ser mais efectivas para a perda de peso. Contudo, também demonstrámos que uma dieta vegetariana é muito mais efectiva para a redução da gordura muscular, logo, melhorando o metabolismo”, constata a investigadora que liderou o estudo, Hana Kahleová, Directora de Pesquisa Clínica do Comité de Médicos para uma Medicina Responsável, uma organização sem fins lucrativos.

“A descoberta é importante para as pessoas que estão a tentar perder peso, incluindo as que sofrem de síndrome metabólica e/ou de diabetes tipo 2. Mas também é relevante para quem quer levar a gestão do seu peso muito a sério e quer permanecer elegante e saudável”, acrescenta a investigadora, citada pelo site especializado MedicalXpress.

Dieta vegetariana fez perder duas vezes mais peso

Os investigadores acompanharam 74 pessoas com diabetes tipo 2 que foram divididos em dois grupos, recebendo duas dietas distintas – uma anti-diabética, seguindo recomendações da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD), e a outra vegetariana, consistindo em frutas, vegetais, nozes, sementes, grãos e legumes, com produtos animais limitados a uma porção diária de iogurte com baixo teor de gordura.

Nos três primeiros meses, os participantes foram aconselhados a não mudarem os seus hábitos de exercícios físicos. Depois, nos três meses seguintes, foi adicionado um programa de exercícios aeróbicos à rotina.

Com o objectivo de avaliar o potencial da perda de peso de cada grupo, todos os participantes tiveram as suas dietas limitadas a 500 calorias diárias, menos do que precisavam para manter o peso.

Ao cabo de seis meses, aqueles que seguiram a dieta vegetariana perderam, em média, seis quilos, contra apenas três quilos a menos naqueles que seguiram a dieta convencional.

Com base nos resultados, a dieta vegetariana pode fazer perder duas vezes mais peso do que uma dieta somente de restrição calórica.

Na dieta vegetariana, 60% das calorias vieram de hidratos de carbono, 15% de proteínas e 25% de gordura. Já na convencional dieta anti-diabética, 50% vieram de hidratos de carbono, 20% de proteínas e 30% de gorduras, limitando as saturadas em 7%.

Os cientistas avaliaram também como a dieta afectava directamente o armazenamento de gordura dos participantes. Nas duas dietas, os participantes tiveram quase o mesmo nível de redução de gordura subcutânea, que fica logo abaixo da pele.

No entanto, quando foram analisadas as perdas de gordura subfascial, localizada na superfície dos músculos, e intra-muscular, de dentro dos músculos, aqueles que seguiram a dieta vegetariana apresentaram uma redução muito maior.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. há aqui um facto que não bate certo.
    500 calorias diárias é MUITO menos daquilo que é preciso e ainda assim só perderam em média 6kg em 6 meses? acho estranho.
    Seria muito mais “normal” se fosse 500 calorias menos (sem vírgula) ou seja cerca de 1500…

  2. Queres perder peso, passem fome, sem duvida que resulta.
    Quanto aos vegetarianos… um medico americano em tempos disse: a raça humana evoluiu durante milhares de anos para ser omnívora, e este senhores (os vegetarianos) querem no espaço de uma geração transformarem-se em vacas.
    Só posso dizer que concordo…

RESPONDER

Prejuízos na TAP agravam-se e podem afastar Neeleman. Governo já procura novo comprador

A TAP apresentou prejuízos de cerca de 119 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, um agravamento de 29 milhões relativamente a 2018. São os resultados negativos mais elevados desde a privatização da companhia …

"Deixem as vacas em paz!" Marcado mega churrasco de protesto na Universidade de Coimbra

Continuam a chover críticas à Universidade de Coimbra depois da decisão de banir a carne de vaca das cantinas. Associações do sector da produção bovina apelam a que se "deixem as vacas em paz" e …

Parte do programa do PDR é literalmente igual ao do PSD

O programa eleitoral do PDR para as legislativas de 6 de outubro é "exactamente igual" ao programa do PSD. São parágrafos inteiros e medidas exactamente iguais, diz o Público. Os programas eleitorais do Partido Democrático Republicano, …

Cofina chega a acordo com Prisa. TVI vendida por 255 milhões de euros

A Cofina SGPS anunciou este sábado ter chegado a acordo com a espanhola Prisa para comprar a totalidade das ações que detém na Media Capital, valorizando a empresa em 255 milhões de euros. Em comunicado enviado …

BE é feminista porque "isso é querer igualdade e segurança" (e não queima pontes)

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda assumiu sexta-feira o partido como feminista, explicando que "isso é querer igualdade e segurança" para ambos os sexos, e que é preciso "mudar as regras do jogo em …

O mistério da origem do estanho da Idade do Bronze foi finalmente resolvido

A origem do estanho usado na Idade do Bronze tem sido um dos maiores enigmas da pesquisa arqueológica. Agora, investigadores resolveram parte do quebra-cabeças. Um grupo de arqueólogs da Universidade de Heidelberg e do Centro de …

Votos postais dos portugueses no Reino Unido estão a ser devolvidos aos remetentes

Os correios britânicos estão a investigar "com urgência" a razão pela qual os envelopes com os votos postais dos portugueses residentes no país estão a ser devolvidos aos remetentes, informou hoje uma fonte oficial à …

Fuligem da poluição do ar encontrada na placenta de mulheres grávidas

Manchas de fuligem expelidas de motores de automóveis e centrais de combustíveis fósseis podem ser encontradas no lado fetal da placenta. Uma equipa liderada por cientistas da Universidade Hasselt, na Bélgica, estudou as placentas após o …

Mosquitos geneticamente modificados libertados no Brasil estão a reproduzir-se

O inesperado aconteceu: mosquitos geneticamente modificados estão a reproduzir-se no Brasil. A empresa responsável pela criação destes insetos mutantes realça que não há perigo para a saúde das pessoas. O plano para reduzir a população local …

Em 1816 não houve verão. A culpa foi de um vulcão na Indonésia

https://vimeo.com/361354585 Em 1815, o vulcão Monte Tambora, na Indonésia, explodiu - e terá sido a maior erupção nos últimos 1.500 anos. Há muito que se suspeita que o evento causou o chamado "ano sem verão" na …