Dieta vegetariana é duas vezes mais eficaz na perda de peso

tipstimesadmin / Flickr

-

Quando se trata de perder gordura, uma dieta vegetariana é duas vezes mais eficaz do que a carnívora, concluiu um novo estudo científico.

De acordo com esta investigação, publicada no Journal of the American College of Nutrition, uma alimentação vegetariana acelera o metabolismo, reduzindo factores de risco da síndrome metabólica – um conjunto de itens de risco, essencialmente cardiovasculares, que têm por base a obesidade abdominal – e a diabetes tipo 2.

Uma dieta vegetariana também contribui para o alcance da perda de peso desejada, melhora o controlo da glicemia e aumenta a sensibilidade à insulina.

Além disso, conforme estudos anteriores, as dietas vegetarianas e vegans com baixo teor de gordura promovem um maior controlo glicémico e reduzem factores de risco cardiovasculares.

“As dietas vegetarianas já provaram ser mais efectivas para a perda de peso. Contudo, também demonstrámos que uma dieta vegetariana é muito mais efectiva para a redução da gordura muscular, logo, melhorando o metabolismo”, constata a investigadora que liderou o estudo, Hana Kahleová, Directora de Pesquisa Clínica do Comité de Médicos para uma Medicina Responsável, uma organização sem fins lucrativos.

“A descoberta é importante para as pessoas que estão a tentar perder peso, incluindo as que sofrem de síndrome metabólica e/ou de diabetes tipo 2. Mas também é relevante para quem quer levar a gestão do seu peso muito a sério e quer permanecer elegante e saudável”, acrescenta a investigadora, citada pelo site especializado MedicalXpress.

Dieta vegetariana fez perder duas vezes mais peso

Os investigadores acompanharam 74 pessoas com diabetes tipo 2 que foram divididos em dois grupos, recebendo duas dietas distintas – uma anti-diabética, seguindo recomendações da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD), e a outra vegetariana, consistindo em frutas, vegetais, nozes, sementes, grãos e legumes, com produtos animais limitados a uma porção diária de iogurte com baixo teor de gordura.

Nos três primeiros meses, os participantes foram aconselhados a não mudarem os seus hábitos de exercícios físicos. Depois, nos três meses seguintes, foi adicionado um programa de exercícios aeróbicos à rotina.

Com o objectivo de avaliar o potencial da perda de peso de cada grupo, todos os participantes tiveram as suas dietas limitadas a 500 calorias diárias, menos do que precisavam para manter o peso.

Ao cabo de seis meses, aqueles que seguiram a dieta vegetariana perderam, em média, seis quilos, contra apenas três quilos a menos naqueles que seguiram a dieta convencional.

Com base nos resultados, a dieta vegetariana pode fazer perder duas vezes mais peso do que uma dieta somente de restrição calórica.

Na dieta vegetariana, 60% das calorias vieram de hidratos de carbono, 15% de proteínas e 25% de gordura. Já na convencional dieta anti-diabética, 50% vieram de hidratos de carbono, 20% de proteínas e 30% de gorduras, limitando as saturadas em 7%.

Os cientistas avaliaram também como a dieta afectava directamente o armazenamento de gordura dos participantes. Nas duas dietas, os participantes tiveram quase o mesmo nível de redução de gordura subcutânea, que fica logo abaixo da pele.

No entanto, quando foram analisadas as perdas de gordura subfascial, localizada na superfície dos músculos, e intra-muscular, de dentro dos músculos, aqueles que seguiram a dieta vegetariana apresentaram uma redução muito maior.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. há aqui um facto que não bate certo.
    500 calorias diárias é MUITO menos daquilo que é preciso e ainda assim só perderam em média 6kg em 6 meses? acho estranho.
    Seria muito mais “normal” se fosse 500 calorias menos (sem vírgula) ou seja cerca de 1500…

  2. Queres perder peso, passem fome, sem duvida que resulta.
    Quanto aos vegetarianos… um medico americano em tempos disse: a raça humana evoluiu durante milhares de anos para ser omnívora, e este senhores (os vegetarianos) querem no espaço de uma geração transformarem-se em vacas.
    Só posso dizer que concordo…

RESPONDER

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …