Dieta vegetariana é duas vezes mais eficaz na perda de peso

tipstimesadmin / Flickr

-

Quando se trata de perder gordura, uma dieta vegetariana é duas vezes mais eficaz do que a carnívora, concluiu um novo estudo científico.

De acordo com esta investigação, publicada no Journal of the American College of Nutrition, uma alimentação vegetariana acelera o metabolismo, reduzindo factores de risco da síndrome metabólica – um conjunto de itens de risco, essencialmente cardiovasculares, que têm por base a obesidade abdominal – e a diabetes tipo 2.

Uma dieta vegetariana também contribui para o alcance da perda de peso desejada, melhora o controlo da glicemia e aumenta a sensibilidade à insulina.

Além disso, conforme estudos anteriores, as dietas vegetarianas e vegans com baixo teor de gordura promovem um maior controlo glicémico e reduzem factores de risco cardiovasculares.

“As dietas vegetarianas já provaram ser mais efectivas para a perda de peso. Contudo, também demonstrámos que uma dieta vegetariana é muito mais efectiva para a redução da gordura muscular, logo, melhorando o metabolismo”, constata a investigadora que liderou o estudo, Hana Kahleová, Directora de Pesquisa Clínica do Comité de Médicos para uma Medicina Responsável, uma organização sem fins lucrativos.

“A descoberta é importante para as pessoas que estão a tentar perder peso, incluindo as que sofrem de síndrome metabólica e/ou de diabetes tipo 2. Mas também é relevante para quem quer levar a gestão do seu peso muito a sério e quer permanecer elegante e saudável”, acrescenta a investigadora, citada pelo site especializado MedicalXpress.

Dieta vegetariana fez perder duas vezes mais peso

Os investigadores acompanharam 74 pessoas com diabetes tipo 2 que foram divididos em dois grupos, recebendo duas dietas distintas – uma anti-diabética, seguindo recomendações da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD), e a outra vegetariana, consistindo em frutas, vegetais, nozes, sementes, grãos e legumes, com produtos animais limitados a uma porção diária de iogurte com baixo teor de gordura.

Nos três primeiros meses, os participantes foram aconselhados a não mudarem os seus hábitos de exercícios físicos. Depois, nos três meses seguintes, foi adicionado um programa de exercícios aeróbicos à rotina.

Com o objectivo de avaliar o potencial da perda de peso de cada grupo, todos os participantes tiveram as suas dietas limitadas a 500 calorias diárias, menos do que precisavam para manter o peso.

Ao cabo de seis meses, aqueles que seguiram a dieta vegetariana perderam, em média, seis quilos, contra apenas três quilos a menos naqueles que seguiram a dieta convencional.

Com base nos resultados, a dieta vegetariana pode fazer perder duas vezes mais peso do que uma dieta somente de restrição calórica.

Na dieta vegetariana, 60% das calorias vieram de hidratos de carbono, 15% de proteínas e 25% de gordura. Já na convencional dieta anti-diabética, 50% vieram de hidratos de carbono, 20% de proteínas e 30% de gorduras, limitando as saturadas em 7%.

Os cientistas avaliaram também como a dieta afectava directamente o armazenamento de gordura dos participantes. Nas duas dietas, os participantes tiveram quase o mesmo nível de redução de gordura subcutânea, que fica logo abaixo da pele.

No entanto, quando foram analisadas as perdas de gordura subfascial, localizada na superfície dos músculos, e intra-muscular, de dentro dos músculos, aqueles que seguiram a dieta vegetariana apresentaram uma redução muito maior.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. há aqui um facto que não bate certo.
    500 calorias diárias é MUITO menos daquilo que é preciso e ainda assim só perderam em média 6kg em 6 meses? acho estranho.
    Seria muito mais “normal” se fosse 500 calorias menos (sem vírgula) ou seja cerca de 1500…

  2. Queres perder peso, passem fome, sem duvida que resulta.
    Quanto aos vegetarianos… um medico americano em tempos disse: a raça humana evoluiu durante milhares de anos para ser omnívora, e este senhores (os vegetarianos) querem no espaço de uma geração transformarem-se em vacas.
    Só posso dizer que concordo…

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …