A dieta do tubarão-branco não é como os cientistas pensavam

kenbondy / Flickr

Carcharodon carcharias, conhecido pelo nome comum de tubarão-branco

A comunidade científica ficou surpreendida ao conhecer a verdadeira dieta do tubarão-branco. Os resultados do novo estudo vêm deitar abaixo alguns estereótipos em relação a este predador.

Pela primeira vez, um estudo detalhou a dieta dos tubarões-brancos da costa leste australiana. As conclusões surpreenderam os cientistas, já que são contrárias àquilo que pensavam anteriormente. Os autores deste novo estudo descobriram que este temível predador passa mais tempo a alimentar-se perto do fundo do mar do que o esperado.

“Nos estômagos dos tubarões, encontramos restos de uma variedade de espécies de peixes que normalmente vivem no fundo do mar ou enterrados na areia. Isto indica que os tubarões devem passar boa parte do seu tempo alimentando-se no fundo do mar”, disse o autor principal, Richard Grainger, citado pelo Phys.



O investigador diz ainda que o estereótipo que temos da barbatana dorsal do tubarão fora de água enquanto procura por presas não é provavelmente um cenário muito preciso. Os resultados do estudo foram publicados este domingo na revista científica Frontiers in Marine Science.

Embora o salmão do leste da Austrália seja a presa predominante para os tubarões brancos juvenis, “o conteúdo estomacal destacou que estes tubarões também se alimentam no/perto do fundo do mar”. Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram o conteúdo de 40 estômagos de tubarões-brancos juvenis e compararam com dados de tubarões da costa da África do Sul.

O coautor do estudo Gabriel Machovsky-Capuska diz que as revelações deste estudo são de extrema importância para perceber os conflitos entre humanos e tubarões e saber como melhor proteger esta espécie.

“Os tubarões-brancos têm uma dieta variada. Assim como o salmão do leste da Austrália, encontramos evidências de outros peixes ósseos, incluindo enguias, badejos, tainhas e bodião. Descobrimos que as raias também eram um componente importante da dieta”, explicou ainda Grainger.

Além disso, o autor do estudo aferiu que os tubarões-brancos só se começam a alimentar de grandes presas, como golfinhos, a partir do momento em que começam a atingir maiores dimensões, nomeadamente cerca de 2,2 metros de comprimento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …