Dieta de frutas e legumes (e algumas drogas) aumenta a fertilidade

Um estudo realizado por investigadores italianos mostrou que manter uma alimentação saudável favorece a fertilidade em ambos os sexos. E ao que parece, o consumo de drogas recreativas também.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas seleccionaram 1134 pessoas, que preencheram um questionário sobre hábitos alimentares e estilo de vida.

Do total de inquiridos, um terço dos homens e mulheres foram classificados como inférteis, já que estavam a tentar engravidar há um ano, mas sem sucesso. Os restantes tinham tido um filho recentemente.

Os resultados mostraram diferenças claras entre as dietas dos dois grupos. O consumo regular de frutas, vegetais e legumes foi associado com níveis mais altos de fertilidade.

Não fumar e o baixo consumo de álcool também revelaram ser factores determinantes para a concepção.

Cerca de 44% dos homens férteis comiam frutas e legumes diariamente, em comparação com apenas 34% daqueles com dificuldades de concepção.

Os voluntários que tinham acabado de ter filhos também comiam mais ovos, enquanto as mulheres comiam mais feijões, vegetais e frutas, em comparação com aquelas que ainda estavam a tentar engravidar.

Andrea Salonia, investigador do Intituto de Pesquisa Urológica do hospital San Raffaele, em Milão, e principal autor do estudo, classificou estas diferenças como marcantes.

De acordo com a cientista, o consumo de frutas e legumes pode ser particularmente positivo para a fertilidade masculina, porque estes alimentos possuem compostos considerados protectores contra danos ao esperma.

Já alguns minerais como o zinco, encontrado em feijões e vegetais, e o selénio, presente no ovo, ajudam a manter os níveis de testosterona altos.

Para as mulheres, os feijões, as nozes e as leguminosas são uma rica fonte de ferro, ácido fólico e vitamina B12. Estas substâncias desempenham um papel importante para o desenvolvimento do óvulo e também na ovulação.

Eugenio Ventimiglia, coautor do estudo, afirmou que pessoas que comem muitas frutas e legumes tendem a ingerir menos alimentos gordurosos e isso favorece um corpo mais saudável.

Além disso, os resultados mostraram que as mulheres aderem melhor à uma alimentação saudável, em comparação com os homens. “Quanto mais saudável os pacientes, maiores são as hipóteses de engravidar”, disse o investigador.

Uma das mais surpreendentes correlações identificadas pela equipa do professor Salonia parece apontar para uma relação entre a fertilidade e o uso de drogas recreativas, definidas no estudo como marijuana, cocaína e LSD.

Segundo os resultados do estudo, a percentagem de inquiridos que declarou consumir ou ter consumido drogas recreativas é superior nos homens férteis (68%) do que nos inférteis (apenas 57%)

Esta relação mantém-se no caso das mulheres. 84% das inquiridas que tinham sido mães declararam ter consumido drogas, face a 78% das mulheres inférteis.

O  estudo foi apresentado pelo professor Salonia e seus colegas durante o encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, a decorrer em Lisboa entre 14 e 17 de Junho.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …