Dieta de frutas e legumes (e algumas drogas) aumenta a fertilidade

Um estudo realizado por investigadores italianos mostrou que manter uma alimentação saudável favorece a fertilidade em ambos os sexos. E ao que parece, o consumo de drogas recreativas também.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas seleccionaram 1134 pessoas, que preencheram um questionário sobre hábitos alimentares e estilo de vida.

Do total de inquiridos, um terço dos homens e mulheres foram classificados como inférteis, já que estavam a tentar engravidar há um ano, mas sem sucesso. Os restantes tinham tido um filho recentemente.

Os resultados mostraram diferenças claras entre as dietas dos dois grupos. O consumo regular de frutas, vegetais e legumes foi associado com níveis mais altos de fertilidade.

Não fumar e o baixo consumo de álcool também revelaram ser factores determinantes para a concepção.

Cerca de 44% dos homens férteis comiam frutas e legumes diariamente, em comparação com apenas 34% daqueles com dificuldades de concepção.

Os voluntários que tinham acabado de ter filhos também comiam mais ovos, enquanto as mulheres comiam mais feijões, vegetais e frutas, em comparação com aquelas que ainda estavam a tentar engravidar.

Andrea Salonia, investigador do Intituto de Pesquisa Urológica do hospital San Raffaele, em Milão, e principal autor do estudo, classificou estas diferenças como marcantes.

De acordo com a cientista, o consumo de frutas e legumes pode ser particularmente positivo para a fertilidade masculina, porque estes alimentos possuem compostos considerados protectores contra danos ao esperma.

Já alguns minerais como o zinco, encontrado em feijões e vegetais, e o selénio, presente no ovo, ajudam a manter os níveis de testosterona altos.

Para as mulheres, os feijões, as nozes e as leguminosas são uma rica fonte de ferro, ácido fólico e vitamina B12. Estas substâncias desempenham um papel importante para o desenvolvimento do óvulo e também na ovulação.

Eugenio Ventimiglia, coautor do estudo, afirmou que pessoas que comem muitas frutas e legumes tendem a ingerir menos alimentos gordurosos e isso favorece um corpo mais saudável.

Além disso, os resultados mostraram que as mulheres aderem melhor à uma alimentação saudável, em comparação com os homens. “Quanto mais saudável os pacientes, maiores são as hipóteses de engravidar”, disse o investigador.

Uma das mais surpreendentes correlações identificadas pela equipa do professor Salonia parece apontar para uma relação entre a fertilidade e o uso de drogas recreativas, definidas no estudo como marijuana, cocaína e LSD.

Segundo os resultados do estudo, a percentagem de inquiridos que declarou consumir ou ter consumido drogas recreativas é superior nos homens férteis (68%) do que nos inférteis (apenas 57%)

Esta relação mantém-se no caso das mulheres. 84% das inquiridas que tinham sido mães declararam ter consumido drogas, face a 78% das mulheres inférteis.

O  estudo foi apresentado pelo professor Salonia e seus colegas durante o encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, a decorrer em Lisboa entre 14 e 17 de Junho.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …