Dieta de frutas e legumes (e algumas drogas) aumenta a fertilidade

Um estudo realizado por investigadores italianos mostrou que manter uma alimentação saudável favorece a fertilidade em ambos os sexos. E ao que parece, o consumo de drogas recreativas também.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas seleccionaram 1134 pessoas, que preencheram um questionário sobre hábitos alimentares e estilo de vida.

Do total de inquiridos, um terço dos homens e mulheres foram classificados como inférteis, já que estavam a tentar engravidar há um ano, mas sem sucesso. Os restantes tinham tido um filho recentemente.

Os resultados mostraram diferenças claras entre as dietas dos dois grupos. O consumo regular de frutas, vegetais e legumes foi associado com níveis mais altos de fertilidade.

Não fumar e o baixo consumo de álcool também revelaram ser factores determinantes para a concepção.

Cerca de 44% dos homens férteis comiam frutas e legumes diariamente, em comparação com apenas 34% daqueles com dificuldades de concepção.

Os voluntários que tinham acabado de ter filhos também comiam mais ovos, enquanto as mulheres comiam mais feijões, vegetais e frutas, em comparação com aquelas que ainda estavam a tentar engravidar.

Andrea Salonia, investigador do Intituto de Pesquisa Urológica do hospital San Raffaele, em Milão, e principal autor do estudo, classificou estas diferenças como marcantes.

De acordo com a cientista, o consumo de frutas e legumes pode ser particularmente positivo para a fertilidade masculina, porque estes alimentos possuem compostos considerados protectores contra danos ao esperma.

Já alguns minerais como o zinco, encontrado em feijões e vegetais, e o selénio, presente no ovo, ajudam a manter os níveis de testosterona altos.

Para as mulheres, os feijões, as nozes e as leguminosas são uma rica fonte de ferro, ácido fólico e vitamina B12. Estas substâncias desempenham um papel importante para o desenvolvimento do óvulo e também na ovulação.

Eugenio Ventimiglia, coautor do estudo, afirmou que pessoas que comem muitas frutas e legumes tendem a ingerir menos alimentos gordurosos e isso favorece um corpo mais saudável.

Além disso, os resultados mostraram que as mulheres aderem melhor à uma alimentação saudável, em comparação com os homens. “Quanto mais saudável os pacientes, maiores são as hipóteses de engravidar”, disse o investigador.

Uma das mais surpreendentes correlações identificadas pela equipa do professor Salonia parece apontar para uma relação entre a fertilidade e o uso de drogas recreativas, definidas no estudo como marijuana, cocaína e LSD.

Segundo os resultados do estudo, a percentagem de inquiridos que declarou consumir ou ter consumido drogas recreativas é superior nos homens férteis (68%) do que nos inférteis (apenas 57%)

Esta relação mantém-se no caso das mulheres. 84% das inquiridas que tinham sido mães declararam ter consumido drogas, face a 78% das mulheres inférteis.

O  estudo foi apresentado pelo professor Salonia e seus colegas durante o encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, a decorrer em Lisboa entre 14 e 17 de Junho.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …

Carga fiscal subiu aos 35,4% em 2018. É o valor mais alto desde 2000

A carga fiscal em Portugal subiu dos 34,3% do PIB em 2017 para os 35,4% em 2018, o valor mais elevado desde 2000, acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento …

Família da jornalista assassinada apresenta queixa-crime em França contra várias figuras maltesas

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a família da jornalista maltesa assassinada em 2017 disseram, esta quarta-feira, que apresentaram uma queixa-crime em França por “cumplicidade em homicídio” e “corrupção” contra várias figuras maltesas implicadas …

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …