Dieta de frutas e legumes (e algumas drogas) aumenta a fertilidade

Um estudo realizado por investigadores italianos mostrou que manter uma alimentação saudável favorece a fertilidade em ambos os sexos. E ao que parece, o consumo de drogas recreativas também.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas seleccionaram 1134 pessoas, que preencheram um questionário sobre hábitos alimentares e estilo de vida.

Do total de inquiridos, um terço dos homens e mulheres foram classificados como inférteis, já que estavam a tentar engravidar há um ano, mas sem sucesso. Os restantes tinham tido um filho recentemente.

Os resultados mostraram diferenças claras entre as dietas dos dois grupos. O consumo regular de frutas, vegetais e legumes foi associado com níveis mais altos de fertilidade.

Não fumar e o baixo consumo de álcool também revelaram ser factores determinantes para a concepção.

Cerca de 44% dos homens férteis comiam frutas e legumes diariamente, em comparação com apenas 34% daqueles com dificuldades de concepção.

Os voluntários que tinham acabado de ter filhos também comiam mais ovos, enquanto as mulheres comiam mais feijões, vegetais e frutas, em comparação com aquelas que ainda estavam a tentar engravidar.

Andrea Salonia, investigador do Intituto de Pesquisa Urológica do hospital San Raffaele, em Milão, e principal autor do estudo, classificou estas diferenças como marcantes.

De acordo com a cientista, o consumo de frutas e legumes pode ser particularmente positivo para a fertilidade masculina, porque estes alimentos possuem compostos considerados protectores contra danos ao esperma.

Já alguns minerais como o zinco, encontrado em feijões e vegetais, e o selénio, presente no ovo, ajudam a manter os níveis de testosterona altos.

Para as mulheres, os feijões, as nozes e as leguminosas são uma rica fonte de ferro, ácido fólico e vitamina B12. Estas substâncias desempenham um papel importante para o desenvolvimento do óvulo e também na ovulação.

Eugenio Ventimiglia, coautor do estudo, afirmou que pessoas que comem muitas frutas e legumes tendem a ingerir menos alimentos gordurosos e isso favorece um corpo mais saudável.

Além disso, os resultados mostraram que as mulheres aderem melhor à uma alimentação saudável, em comparação com os homens. “Quanto mais saudável os pacientes, maiores são as hipóteses de engravidar”, disse o investigador.

Uma das mais surpreendentes correlações identificadas pela equipa do professor Salonia parece apontar para uma relação entre a fertilidade e o uso de drogas recreativas, definidas no estudo como marijuana, cocaína e LSD.

Segundo os resultados do estudo, a percentagem de inquiridos que declarou consumir ou ter consumido drogas recreativas é superior nos homens férteis (68%) do que nos inférteis (apenas 57%)

Esta relação mantém-se no caso das mulheres. 84% das inquiridas que tinham sido mães declararam ter consumido drogas, face a 78% das mulheres inférteis.

O  estudo foi apresentado pelo professor Salonia e seus colegas durante o encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, a decorrer em Lisboa entre 14 e 17 de Junho.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …