Dieta rica em açúcar aumenta drasticamente o risco de doenças intestinais

Um novo estudo sugere que uma dieta rica em açúcar pode contribuir para o aparecimento de doenças inflamatórias intestinais. Ratos alimentados com altos níveis de glicose apresentaram alterações no microbioma intestinal que contribuíram para a inflamação, levando ao desenvolvimento de colite.

De um modo geral as pessoas acreditam que uma mistura de fatores genéticos e ambientais são os que mais contribuem para o aparecimento de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Contudo, os cientistas estão cada vez mais atentos ao papel que o microbioma intestinal desempenha na criação de inflamações intestinais.

Agora, através do estudo publicado na revista Science Translational Medicine em outubro, chegaram à conclusão que a dieta é um fator-chave neste processo.



O novo estudo analisou o efeito do açúcar no microbioma intestinal e na inflamação intestinal. Grupos de ratos foram alimentados com misturas de água com concentrações de 10% de sacarose, frutose ou glicose. Após sete dias de dieta enriquecida com açúcar, os microbiomas dos animais foram geneticamente sequenciados para detetar quaisquer alterações agudas.

Os diferentes tipos de açúcar alteraram notavelmente a população microbiana do intestino dos animais. Contudo, a glicose, em particular, foi considerada o pior tipo de açúcar pois os animais que a consumiram desenvolverem colite e mostraram um aumento significativo na gravidade dos sintomas.

Esta experiência revelou um aumento na população de bactérias conhecidas por produzir enzimas que podem degradar a camada de muco que protege o revestimento do intestino grosso, avança o New Atlas.

No estudo, os investigadores explicam que “a camada de muco protege o tecido da mucosa intestinal. Uma maior abundância de bactérias degradadoras de muco, incluindo Akkermansia muciniphila e Bacteroides fragilis, em ratos é, portanto, um risco potencial para a barreira de muco intestinal”.

Algumas pesquisas anteriores descobriram que a inflamação intestinal pode ser iniciada quando bactérias, e outras toxinas, atravessam a barreira que reveste o intestino grosso. A experiência feita em ratos verifica as alterações do microbioma influenciam fundamentalmente a gravidade das Doenças Inflamatórias do Intestino.

Os investigadores levantam a hipótese de que dietas com alto teor de açúcar em humanos podem ser um fator-chave que sustenta o rápido aumento da prevalência de DII nos países ocidentais nas últimas décadas.

O nível de glicose presente em certos alimentos é sugerido como um fator de risco potencial para desencadear formas comuns de DII, incluindo colite e doença de Crohn.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …