Dieta de pequena aranha abre nova possibilidade de controlo da malária

Centers for Disease Control and Prevention / Wikimedia

Anopheles, mosquito da Malária

Anopheles, mosquito da Malária

A dieta de uma pequena aranha da Malásia pode ser chave para reduzir a propagação de algumas das piores doenças do mundo, como a malária, de acordo com uma investigação levada a cabo por cientistas da Nova Zelândia, Singapura e China.

Os investigadores descobriram que uma aranha da Malásia (Paracyrba wanlessi) foi o primeiro e único predador conhecido a especializar-se em predar mosquitos durante todas as etapas do ciclo de vida dos insetos, explicaram hoje cientistas da Universidade de Canterbury envolvidos no estudo.

“Isto é notável porque a larva ou a pupa [estágio intermédio entre a larva e o inseto adulto] que vivem na água são muito diferentes do mosquito que nos importuna em busca de sangue”, afirmou a investigadora Fiona Cross em comunicado.

“A aranha não precisa de aprender como identificar e capturar nestes diferentes estágios do mosquito. Nós demos à aranha a escolha entre inúmeras presas e consistentemente ela foi para os mosquitos, independentemente se eram juvenis ou adultos”, acrescentou, citada pela agência Xinhua.

Na Malásia, a aranha Paracyrba wanlessi vive em brotos de bambu caídos onde a água entra na madeira através de pequenos buracos tornando-os um local ideal para encontrar mosquitos juvenis na água ou adultos que regressam à água para depositar os ovos.

“Encontrar predadores que singularizam mosquitos como presa preferida é especialmente interessante para as pessoas porque eles matam os vetores de algumas das mais graves doenças humanas, com a malária a figurar no topo da lista”, frisou Cross.

“Nesta fase não podemos dizer se a Paracyrba wanlessi vai ser útil no contexto do controlo dos mosquitos, mas o mais importante passo é saber mais sobre a biologia deste predador único”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …