Didi: a empresa de transportes mais rentável do mundo é a prima chinesa da Uber

(dr) China Daily

Didi, a Uber chinesa

Claramente inspirada no modelo da americana Uber, a Didi opera na China com uma app idêntica, que partilha viagens de automóvel com motorista.

Fundada em 2012, a Didi Kuaidi, financiada pelos gigantes tecnológicos chineses Tencent Holdings e Alibaba, tornou-se a empresa mais rentável do sector.

Segundo o China Daily, só no primeiro mês de 2016, os serviços contratados à Didi movimentaram mais de 800 milhões de dólares (735 milhões de euros), muito acima dos 600 milhões que o sector movimentou nos EUA e Canadá, onde imperam as plataformas criadas pela Uber e pela Lyft.

A Didi viu o seu volume de negócios aumentar exponencialmente depois de ter expandido os seus serviços a mais 200 localidades de tamanho médio na China.

Ao todo, são mais de 400 cidades no país que contam com o serviço de transporte.

Em 2015, a população online da China atingiu os 688 milhões de utilizadores, 90% dos quais acedem à Internet através de ‘smartphones’ e de outros dispositivos móveis.

O valor de mercado da Didi estima-se em cerca de 16,5 mil milhões de dólares, o que lhe garantiu uma entrada directa para o top de start-ups com maior sucesso na China nos últimos 10 anos.

A empresa terá entretanto que contar com a concorrência a Uber, que tem planos ambiciosos de expansão para mais de 100 cidades chinesas.

Num outro plano, tanto a Didi como a Uber enfrentam a contestação dos taxistas tradicionais também na China, que conseguiram a intervenção do governo, que recentemente ordenou um bloqueio das apps de transportes com motorista por alegada prática de concorrência desleal.

Nada a que não se esteja a assistir em outras partes do Mundo.

ZAP / tecnologia.com.pt

PARTILHAR

RESPONDER

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …

As pequenas (e estranhas) estrelas quentes são atormentadas por manchas gigantes e explosões

Há uma classe de estrelas que perplexa os cientistas há seis décadas, conhecidas como estrelas de ramos horizontais extremos (EHB). Apesar de terem metade da massa do Sol, são quatro a cinco vezes mais quentes …

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …