Uma lista de conselhos que pode ser muito útil para quem vai comprar artigos usados. Porque segurança e confiança são importantes.
A Black Friday está quase aí. Quer dizer, já está aí. O calendário indica que é só no dia 29 de Novembro, mas no dia 29…de Outubro já se via campanhas com esse nome.
O Natal está quase aí. Quer dizer, segue o recado do programa anterior – em alguns casos já houve “sinais” natalícios em Setembro.
Em altura de tantas compras, há muitos portugueses que preferem comprar artigos em segunda mão. Não se importam de comprar produtos usados.
A Wallapop é uma plataforma precisamente de produtos reutilizados. Em comunicado enviado ao ZAP, deixa dicas sobre como comprar artigos em segunda mão com segurança e confiança.
Não partilhe dados pessoais com outros utilizadores. As plataformas já já têm as informações pessoais necessários. Não precisa de ceder número de telefone ou e-mail. Nem deixe que isso seja uma exigência na negociação.
Ative a autenticação de dois fatores (2FA). É uma camada extra de segurança, tal como acontece noutros casos (contas de e-mail, por exemplo).
Procure descrições de produtos detalhadas. Anúncios muito vagos, com uma linha no texto… Desconfie.
Mantenha uma comunicação transparente. Chat interno, comunicação centralizada e coloque as questões necessárias antes de comprar ou vender.
Não abra links ou anexos em emails suspeitos. As conversas ocorrem dentro da plataforma, não há sites externos.
Realize os pagamentos dentro da plataforma. Mais uma vez, não precisa de métodos de pagamento externos à plataforma onde comprou ou vendeu o produto.
Tenha atenção a preços excessivamente baixos. Podem ser fraude, ou sinal de que o produto está em muito mau estado.
Opte por plataformas com proteção do comprador. O pagamento fica retido até que o comprador confirme que o produto foi recebido em boas condições.