/

Encontrado diário da I Guerra Mundial perdido que narra a trágica Batalha do Somme

Hansons Auctioneers

Um diário da I Guerra Mundial foi encontrado num celeiro em Leicestershire, em Inglaterra. O caderno terá pertencido a Arthur Edward Diggens, da Royal Engineers, que descreveu em detalhe a Batalha do Somme.

O diário do soldado britânico foi escrito entre 13 de fevereiro de 1916 e 11 de outubro do mesmo ano e descreveu com pormenores o primeiro dia da Batalha do Somme, a 1 de julho. De acordo os Museus de Guerra Imperiais, a operação histórica das tropas francesas e britânicas a combater os alemães continua a ser uma lembrança dolorosa da I Guerra Mundial.

“Algo horrível”, escreveu Diggens naquele dia fatídico. “Nunca vi nada parecido antes. Depois de um bombardeamento de uma semana, os alemães montaram as suas próprias trincheiras e a infantaria calcula que todos os alemães tinham uma metralhadora. Os nossos companheiros foram abatidos“.

De acordo com a Fox News, o diário de Diggens deverá ser leiloado pela Hansons Auctioneers em 20 de março, mais de um século depois de o soldado ter anotado os seus pensamentos.

A Batalha do Somme começou em julho e terminou em 18 de novembro de 1916. Os comandantes dos Aliados tinham reunido em dezembro de 1915 para estabelecer estratégias para o ano seguinte quando concordaram num ataque conjunto francês e britânico perto do rio Somme no verão seguinte.

Os alemães estavam bem preparados e tinham cuidadosamente arranjado as suas defesas durante meses antes da batalha. Os britânicos esperavam um avanço rápido, mas rapidamente se entrincheiraram. As tropas britânicas, que lideraram o ataque, demoraram 141 dias a avançar apenas sete quilómetros.

A Batalha de Somme é um símbolo da futilidade sem esperança. Por outro lado, os comandantes aprenderam lições valiosas sem as quais nunca poderiam ter vencido a guerra em 1918.

Mais de um milhão de soldados de todos os lados foram mortos, feridos ou capturados. O primeiro dia de batalha viu 57 mil baixas britânicas. 19.240 morreram. Foi o dia mais sangrento da história militar britânica.

De acordo com a casa de leilões, a Batalha do Somme viu um soldado morto a cada 4,4 segundos durante o ataque inicial, no qual Diggens aparentemente participou. A caixa em que o diário foi descoberto também continha várias outras memórias militares.

“O proprietário não fazia ideia de quem estava relacionado com os objetos, mas disse que sua mãe tinha recebido antigas relíquias da família”, disse o especialista Adrian Stevenson. “É um mistério como o diário de Somme acabou em Midlands, principalmente quando Arthur nasceu em Londres. Estou aliviado por uma parte tão importante da história militar ter sido encontrada e agora poder ser preservada.”

Stevenson notou que o diário terminou abruptamente em 11 de outubro de 1916 e supôs que Diggens poderia ter morrido. Para sua surpresa, o soldado teve bastante sorte. “Temíamos que Arthur tivesse sido vítima do conflito, mas a minha pesquisa provou o contrário”, disse Stevenson. “Ele não apenas sobreviveu à I Guerra Mundial, mas voltou para os seus entes queridos em Inglaterra e tornou-se marido e pai.”

Quanto à sua história militar anterior, Diggens participou na campanha de Gallipoli, na Turquia, durante a qual as tropas aliadas sofreram uma grande derrota. O militar também mantinha um diário, que se perdeu pelo correio quando tentou enviá-lo para casa. Não se sabe quantos objetos inestimáveis se perderam no tempo de guerra.

A I Guerra Mundial matou mais de 700 mil soldados britânicos e feriu quase 1,7 milhões. No total, a guerra matou 13 milhões de militares e feriu 21 milhões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.