Diamante que valerá mais de 10 milhões entre as peças roubadas de museu alemão

(dr) Alrosa PJSC

Um diamante de 49 quilates está entre as várias peças roubadas na segunda-feira do museu Grünes Gewölbe (Abóbada Verde) na cidade de Dresden, no leste da Alemanha, anunciou na quarta-feira a diretora daquele museu.

Os ladrões, ainda em fuga, levaram uma dezena de peças que contêm, no total, várias “centenas” de diamantes, entre as quais uma espada cujo punho tem incrustados nove diamantes grandes e 770 diamantes pequenos, explicou um porta-voz do museu à France-Presse, citada pela agência Lusa.

Onze peças foram roubadas completamente, enquanto partes individuais de três outros objetos estão em falta.

Dresden White, também conhecido como o diamante branco da Saxónia, é uma das joias mais preciosas da coleção do antigo governante Augusto, o Forte, príncipe-eleitor da Saxónia e rei da Polónia no século XVIII.

O diamante de quase 50 quilates foi adquirido em fevereiro de 1728 por Augusto pela quantia – considerada “quase inconcebível” na época – de 200 mil tálers (moeda de prata usada na Europa por cerca de 400 anos), indicou o museu na sua página de Internet.

Na segunda-feira, a direção do Grünes Gewölbe considerou as peças roubadas de valor histórico e cultural “inestimáveis” e não quantificáveis. Este assalto “tem um valor considerável, uma vez que deve ser uma pedra de elevada qualidade”, explicou Tobias Kormind, diretor-geral da distribuidora de diamantes 77Diamonds à France-Presse.

“A pureza não é conhecida para este diamante, mas, supondo que tenha uma pureza relativamente boa, é uma pedra com potencial de 10 a 12 milhões de dólares” (9,1 a 10,9 milhões de euros), acrescentou.

Outros objetos roubados incluem uma parte do colar de diamantes da rainha Amélia da Baviera e ainda uma peça com mais de 600 diamantes. Pelo menos dois ladrões conseguiram entrar no museu pouco antes das 05:00 locais de segunda-feira (04:00 em Lisboa) para roubar esses três conjuntos do século XVIII, antes de fugirem, explicaram os investigadores em conferência de imprensa.

As joias pertenciam ao museu Grünes Gewölbe, situado num castelo da cidade de Dresden e que contém uma das coleções mais importantes de tesouros da Europa. Um vídeo divulgado pela polícia mostra os criminosos a entrar numa sala do museu com lanternas. Um dos assaltantes, que usava um capuz, partiu uma vitrina com um machado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …