Diamante que valerá mais de 10 milhões entre as peças roubadas de museu alemão

(dr) Alrosa PJSC

Um diamante de 49 quilates está entre as várias peças roubadas na segunda-feira do museu Grünes Gewölbe (Abóbada Verde) na cidade de Dresden, no leste da Alemanha, anunciou na quarta-feira a diretora daquele museu.

Os ladrões, ainda em fuga, levaram uma dezena de peças que contêm, no total, várias “centenas” de diamantes, entre as quais uma espada cujo punho tem incrustados nove diamantes grandes e 770 diamantes pequenos, explicou um porta-voz do museu à France-Presse, citada pela agência Lusa.

Onze peças foram roubadas completamente, enquanto partes individuais de três outros objetos estão em falta.

Dresden White, também conhecido como o diamante branco da Saxónia, é uma das joias mais preciosas da coleção do antigo governante Augusto, o Forte, príncipe-eleitor da Saxónia e rei da Polónia no século XVIII.

O diamante de quase 50 quilates foi adquirido em fevereiro de 1728 por Augusto pela quantia – considerada “quase inconcebível” na época – de 200 mil tálers (moeda de prata usada na Europa por cerca de 400 anos), indicou o museu na sua página de Internet.

Na segunda-feira, a direção do Grünes Gewölbe considerou as peças roubadas de valor histórico e cultural “inestimáveis” e não quantificáveis. Este assalto “tem um valor considerável, uma vez que deve ser uma pedra de elevada qualidade”, explicou Tobias Kormind, diretor-geral da distribuidora de diamantes 77Diamonds à France-Presse.

“A pureza não é conhecida para este diamante, mas, supondo que tenha uma pureza relativamente boa, é uma pedra com potencial de 10 a 12 milhões de dólares” (9,1 a 10,9 milhões de euros), acrescentou.

Outros objetos roubados incluem uma parte do colar de diamantes da rainha Amélia da Baviera e ainda uma peça com mais de 600 diamantes. Pelo menos dois ladrões conseguiram entrar no museu pouco antes das 05:00 locais de segunda-feira (04:00 em Lisboa) para roubar esses três conjuntos do século XVIII, antes de fugirem, explicaram os investigadores em conferência de imprensa.

As joias pertenciam ao museu Grünes Gewölbe, situado num castelo da cidade de Dresden e que contém uma das coleções mais importantes de tesouros da Europa. Um vídeo divulgado pela polícia mostra os criminosos a entrar numa sala do museu com lanternas. Um dos assaltantes, que usava um capuz, partiu uma vitrina com um machado.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …