Em plena pandemia “há muitos diagnósticos precoces de cancro que não estão a ser feitos”

National Cancer Institute / Wikimedia

Vítor Rodrigues diz que a participação nos rastreios é neste momento de 80% a 85% do que era antes da pandemia. O médico recorda que os centros de saúde não estão a conseguir dar resposta aos rastreios do colo do útero e colorretal.

Numa entrevista ao DN, o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro lembra que os rastreios do cancro da mama, colo do útero e colorretal “estiveram três meses parados” a partir de 13 de março. A situação foi ainda pior no norte do país.

“Neste momento a participação é de 80% a 85% do que era antes, sendo que a taxa de participação era de 70%, das mulheres convocadas, em 100 mulheres iam 70 e agora vão 56”, alerta.

O presidente lembra que enquanto que o rastreio do cancro da mama está “muito pouco dependente” dos centros de saúde, o mesmo não acontece com o cancro do colo do útero. “Na medida em que estão muito assoberbados com os problemas de covid, estão com extremas dificuldades em retomar as atividades ditas normais”, garante Vítor Rodrigues.

Já no caso do cancro colorretal, que “está muito pouco desenvolvido a nível nacional”, a retoma também foi “muito pequena”. “Uma deteção de sangue nas fezes obriga a uma colonoscopia. Este é um procedimento com anestesia, que demora pelo menos meia hora”, justifica.

“Com tanta consulta presencial que não é feita, com tanto exame complementar de diagnóstico que não é feito, é evidente que a referenciação diminui. Há muitos diagnósticos precoces que não estão a ser feitos. Só estão a ser feitos os que apresentam sintomas”, lamenta.

Vítor Rodrigues aponta a “grande falta de organização, estruturação e operacionalização” do Sistema Nacional de Saúde, que é “muito desigual” e não responde às “realidades diferentes em todo o país”. E deixa uma dica: “temos os privados, os serviços de apoio social, e poderíamos utilizar toda essa complementaridade do sistema social e do sistema privado para colmatar as dificuldades óbvias e naturais do SNS”.

O médico acrescenta que também as próprias autarquias poderiam ser um apoio, cujo papel nas zonas rurais poderia garantir uma “estrutura de resposta que melhorasse estes problemas”. Ainda assim, o clínico está confiante numa retoma total dos rastreios, caso não haja um novo confinamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira com (provável) maioria absoluta

Primeiras projeções nas eleições autárquicas na Figueira da Foz dão a vitória a Pedro Santana Lopes, com 41 a 46% dos votos e 4 a 5 mandatos. Segundo a projeção da RTP, na Figueira da Foz, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva conquista a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá …

Autárquicas: Rui Moreira reeleito no Porto com maioria absoluta

A sondagem ICS-ISCTE, divulgada pela SIC, projeta uma vitória confortável de Rui Moreira no Porto. A sondagem indica que o atual autarca terá entre 39,2 e 44,2%. De acordo com as primeiras projeções, o resultado obtido …

Autárquicas: Sondagens dão empate entre Medina e Moedas em Lisboa

As primeiras projeções da SIC dão um empate entre o presidente da Câmara, Fernando Medina, e o candidato do PSD, Carlos Moedas. O resultado é ainda incerto. Também a projeção RTP/Universidade Católica dá resultados muito próximos …

Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país. Na última década, …

Liveblog Autárquicas. Empate em Lisboa, Coimbra muda, Moreira reeleito

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …