/

Dia dos namorados tem sido nova oportunidade para piratas informáticos

Empresa especialista verifica que a actividade maliciosa relacionada com o dia 14 de Fevereiro já começou no mês passado.

A cibersegurança está a comandar as notícias em Portugal – ou estava, até à detenção do jovem suspeito de planear um atentado terrorista em Lisboa. E os problemas na cibersegurança podem estar a multiplicar-se por causa do dia 14 de Fevereiro.

O denominado «dia dos namorados» é o pretexto para um aumento da actividade maliciona na internet, avisa a Check Point Research.

A empresa especialista em soluções de cibersegurança verificou que, ainda em Janeiro, registou-se uma subida de 152% no número de novos domínios relacionados com o assunto. Mais de metade (55%) são suspeitos e 6% são maliciosos.

Estas movimentações não são inéditas, já que nos dois anos anteriores a contabilidade foi semelhante.

E, igualmente no mês passado, entre 371 e-mails maliciosos que foram criados, um deles estava directamente relacionado com o Dia de São Valentim.

A Check Point partilha um exemplo concreto: a suposta marca ‘The Million Roses’ era um esquema de phishing (fraude através da internet), que procurava enganar os consumidores com sugestões de prendas para o dia 14 de Fevereiro.

Os ciberataques recentes a sites ou serviços de Impresa, Trust in News, Laboratórios Germano de Sousa e sobretudo da Vodafone, originaram uma reacção da ministra da Justiça e da Administração Interna.

Francisca Van Dunem confina na resposta das empresas e das instituições portuguesas mas admitiu: “Claro que estou preocupada. Penso que é uma questão que deve preocupar todos”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.