Após duras críticas, DGS garante aceleração do ritmo de vacinação

1

A DGS reconhece alguma lentidão no ritmo de vacinação e promete acelerá-lo. O autoagendamento para maiores de 70 anos já está disponível.

A lentidão do ritmo de vacinação da dose de reforço contra a covid-19 não vai permitir atingir o objetivo de ter todas as pessoas com mais de 65 anos vacinadas até 19 de dezembro. A manter este ritmo, a 19 de dezembro estarão vacinadas 848.050 pessoas com 65 ou mais anos — cerca de um terço do número de pessoas nesta faixa etária.

“É um ritmo muito baixo, um problema grave, que começou a ocorrer depois da saída do coordenador da task force. Neste momento, a liderança do processo de vacinação está órfã”, considera Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos.

Este domingo, em entrevista à SIC, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, desvalorizou as críticas feitas por Miguel Guimarães e disse que o ritmo de vacinação da terceira dose está a acompanhar as previsões da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Ainda assim, garantiu que o processo vai acelerar a partir desta segunda-feira. Há 350 mil vacinações contra a gripe e contra a covid-19 agendadas para os próximos dias.

Desde o início do processo de reforço da vacinação, 14% da população com mais de 65 anos já recebeu a dose extra — um total de 344 mil pessoas de um universo de 2,3 milhões. Graça Freitas realça que nem todos estão elegíveis para a dose de reforço, já que é necessário esperar 180 dias desde a administração da segunda toma da vacina.

“Dessas, já foram vacinadas 344 mil, o que dá 40%”, salienta a diretora-geral da Saúde, citada pelo Público. Graça Freitas reconhece que “é pouco”, mas apesar de tudo “normal” por se tratar da fatia da população a que é mais difícil chegar.

Além disso, garante que os atrasos não são justificados pela vacinação simultânea da gripe e da covid-19.

“Não é por ser administrada em conjunto. É porque, em Outubro e por uma questão de capacidade de nos entregarem vacinas, não tivemos número suficiente para vacinar em massa. Por isso, escolhemos, no SNS, vacinar os mais vulneráveis: 80 ou mais anos de idade, todas as pessoas em lares e estruturas semelhantes”, explicou a responsável.

“O SNS administrou até agora 540 mil doses da vacina contra a gripe, mas tem capacidade – e isso é que é preciso dizer-se – para, neste tempo em que já há vacinas, intensificar o ritmo”, acrescentou.

Autoagendamento para maiores de 70 anos

O autoagendamento das pessoas com 70 ou mais anos irá decorrer a partir de segunda-feira e, segundo refere a DGS, no Portal Covid-19 pode ser agendada a administração das duas vacinas em simultâneo.

No entanto, no Centro de Vacinação, o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas, indica o organismo.

Além disso, segundo a DGS, os utentes continuam a ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para covid-19).

A partir de segunda-feira, as pessoas com 80 ou mais anos poderão deslocar-se a um centro de vacinação em regime de casa aberta e pedirem para ser vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a covid-19 e com a vacina contra a gripe.

“Antes de se dirigirem a um centro de vacinação, devem consultar o horário da Casa Aberta do Centro de Vacinação da sua residência e procurar, sempre que possível, os períodos da tarde, que têm geralmente menos afluência”, aconselha a DGS.

A vacinação contra a gripe arrancou em 27 de setembro em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo Serviço Nacional de Saúde.

Daniel Costa, ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Paga Zé povinho..
    Uns sentem-se quentinhos com a “caridade” e preocupação do governo.
    Outros conseguem ver o obvio.
    O enriquecimento ilícito das farmacêuticas pela mau do governo feito à custa de lóbis, propaganda e os idiotas uteis..

    Existe uma clara diferença entre esperança média de vida e o prolongar de uma vida miserável dos idosos abandonados pela sociedade, tal como dar brinquedos aos filhos negligenciados, só serve para enriquecer empresas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.