DGS autoriza dádiva de sangue por homossexuais (mas com restrições)

Tânia Rêgo / ABr

-

Pessoas homossexuais e bissexuais passam a poder dar sangue, mas apenas um ano depois do contacto sexual. Trabalhadores do sexo e indivíduos de alguns países africanos também são incluídos nestas restrições.

A Direção-Geral da Saúde está prestes a abolir a norma que proíbe as dádivas de sangue por homossexuais e bissexuais, escreve o Público esta segunda-feira.

Segundo o documento a que o jornal teve acesso, a proibição deixa de ser total e passa a ser parcial, ou seja, com a imposição de novos prazos de suspensão para estes dadores.

Desta forma, os indivíduos que pretendam dar sangue, e que tenham tido “contacto sexual” com trabalhadores do sexo ou pessoas homo e bissexuais, só podem candidatar-se após um ano.

Isto porque, de acordo com o texto, os trabalhadores sexuais e os homossexuais são “pertencentes a subpopulações com risco infeccioso acrescido para agentes transmissíveis pelo sangue”.

A restrição dos 12 meses também se aplica a outros grupos, nomeadamente pessoas que tenham tido relações, em território português ou no estrangeiro, com “indivíduos originários de países com epidemia generalizada de infeção por VIH”.

Esta medida prevê, por isso, pessoas do continente africano, até porque num anexo do documento surge uma lista com países como Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.

No entanto, os indivíduos que tenham iniciado uma relação monogâmica estável, com uma pessoa hetero ou homossexual, devem esperar pelo menos seis meses até poderem ser avaliados.

Segundo o diário, o documento deverá entrar em consulta pública nos próximos dias, pelo que pode vir a sofrer alterações, e as regras deverão entrar em vigor em 2017.

Esta é a primeira vez, desde 1998, que as regras para triagem de dadores de sangue homossexuais são alteradas.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …