DGS autoriza dádiva de sangue por homossexuais (mas com restrições)

Tânia Rêgo / ABr

-

Pessoas homossexuais e bissexuais passam a poder dar sangue, mas apenas um ano depois do contacto sexual. Trabalhadores do sexo e indivíduos de alguns países africanos também são incluídos nestas restrições.

A Direção-Geral da Saúde está prestes a abolir a norma que proíbe as dádivas de sangue por homossexuais e bissexuais, escreve o Público esta segunda-feira.

Segundo o documento a que o jornal teve acesso, a proibição deixa de ser total e passa a ser parcial, ou seja, com a imposição de novos prazos de suspensão para estes dadores.

Desta forma, os indivíduos que pretendam dar sangue, e que tenham tido “contacto sexual” com trabalhadores do sexo ou pessoas homo e bissexuais, só podem candidatar-se após um ano.

Isto porque, de acordo com o texto, os trabalhadores sexuais e os homossexuais são “pertencentes a subpopulações com risco infeccioso acrescido para agentes transmissíveis pelo sangue”.

A restrição dos 12 meses também se aplica a outros grupos, nomeadamente pessoas que tenham tido relações, em território português ou no estrangeiro, com “indivíduos originários de países com epidemia generalizada de infeção por VIH”.

Esta medida prevê, por isso, pessoas do continente africano, até porque num anexo do documento surge uma lista com países como Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.

No entanto, os indivíduos que tenham iniciado uma relação monogâmica estável, com uma pessoa hetero ou homossexual, devem esperar pelo menos seis meses até poderem ser avaliados.

Segundo o diário, o documento deverá entrar em consulta pública nos próximos dias, pelo que pode vir a sofrer alterações, e as regras deverão entrar em vigor em 2017.

Esta é a primeira vez, desde 1998, que as regras para triagem de dadores de sangue homossexuais são alteradas.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …

"Mais Siza e menos Centeno". Emprego e salários são as chaves do novo Governo de Costa

O novo Executivo para a próxima legislatura, que António Costa apresentou esta terça-feira ao Presidente da República, tem como chaves de governação o emprego e os salários, escreve este sábado o Expresso. De acordo com …

FBI já apurou a causa da morte de três turistas na República Dominicana

Testes toxicológicos apresentados esta semana pelo FBI determinaram que a morte de três turistas norte-americanos na República Dominicana se deveu a causas naturais, avança o jornal New York Times. De acordo com o diário, no caso …

"Discos encriptados de Rui Pinto são pisa papéis para a Judiciária"

A Polícia Judiciária "precisaria de milhares de anos" para conseguir" descodificar os discos encriptados pelo hacker Rui Pinto, onde se acredita que estejam provas relevantes sobre os alegados roubos de emails e os acessos ilegais …