Empresas denunciadas por abusos nos despedimentos e violações ao código de trabalho

Mário Cruz / Lusa

A CGTP recebeu denúncias a 40 empresas em que são relatadas situações de abuso e aproveitamento laboral. Milhares de trabalhadores foram afetados em todo o país, garante a líder sindical.

Isabel Camarinha, classificou como “muito negro” o balanço da primeira semana de estado de emergência no país. A líder da CGTP denunciou situações de “abuso e aproveitamento” em 40 empresas, face à dispensa de milhares de trabalhadores “em todo o país e em todos os setores de atividade”.

A CGTP abriu uma linha de denúncia online de situações de abuso laboral, onde chegaram “centenas de casos de empresas que despediram os seus trabalhadores logo após a declaração do estado de emergência”, relata Isabel Camarinha. Os mais afetados, realça, “são sobretudo os trabalhadores com vínculos precários, em período experimental ou que prestam serviço a empresas de trabalho temporário”.

Citada pelo Expresso, a líder da CGTP diz ter recebido também várias queixas de empresas que “obrigam ilegalmente os trabalhadores a mudar as férias” e de empresas que cometem abusos no horário de trabalho. Em alguns casos, há quase um “regime de internato” em que se cumprem horários permanentes e contínuos durante mais de uma semana.

Todos as denúncias recebidas já foram devidamente comunicadas ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e à Autoridade para as Condições do Trabalho.

O Expresso teve acesso à lista, que inclui denúncias por violação do código de trabalho por parte de empresas como Carl Zeiss, Plasfill Navigator, Continental Mabor, Coindu e Lacoste.

Por outro lado, Vista Alegre, Essilor, Leica, Benetton, Sport Zone ou a Cervejaria Portugália são acusadas de forçar os trabalhadores a gozar os dias de férias durante o período de confinamento obrigatório.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Faurecia Bragança, empresa que ao largo de estes anos têm vindo a receber apoios financeiros do estado Português e da autarquia de Bragança, persuadiu os operadores a gozar 5 dias das férias e a ficar a dever 40 horas no banco de horas, nas primeiras 2 semanas que mandaram o pessoal para casa. Uma VERGONHA o estado nada fazer para que estas empresas cumpram a lei.

RESPONDER

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …

Segurança Social avalia pais que impediram filhos de ir às aulas de Cidadania

O pai dos dois estudantes impedidos de frequentar as aulas obrigatórias de Cidadania e Desenvolvimento assegura que levará o caso até às últimas instâncias. O processo continua sem acordo e com a Segurança Social em …

Funcionários do novo aeroporto de Berlim eletrocutados durante trabalho

Funcionários do novo Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, na Alemanha, inaugurado a 31 de outubro de 2020, têm sido hospitalizados após serem eletrocutados durante o trabalho. Segundo noticiou esta sexta-feira a Rádio Renascença, a maior parte dos casos …

Ao lado de Von der Leyen, Costa defendeu que a "bazuca tem mesmo de ser disparada"

O primeiro-ministro esteve, esta quinta-feira, numa conferência de imprensa conjunta com a presidente da Comissão Europeia, que está de visita a Portugal. António Costa afirmou que a recuperação económica será o primeiro dos três principais objetivos …

"Vaga de degradação política". Sócrates ataca "brutalidade" de Ventura e "maledicência" de Ana Gomes

O antigo primeiro-ministro José Sócrates considera que chegou a Portugal uma "vaga de degradação política" com as eleições presidenciais, alerta para a "brutalidade" da extrema-direita e critica a "maledicência" para "agradar a pasquins" da candidata …