Dez militares brasileiros detidos após operação que mata motorista inocente

 

O Exército brasileiro informou na segunda-feira que deteve 10 soldados e os acusou de atirar num carro onde seguia uma família, no Rio de Janeiro, matando o motorista e ferindo outras duas pessoas.

Segundo avançou a Reuters, o incidente destacou os riscos de uma crescente militarização da segurança pública no Brasil, onde a violência provocada pelas guerras entre gangues, e destas com as forças da autoridade, causou 64 mil homicídios em 2017.

Nos últimos anos, o país passou a confiar mais nas forças armadas para manter “a lei e ordem” que as forças policiais estaduais – “mal treinadas e com poucos recursos financeiros” – não o conseguiam fazer, indicou a agência noticiosa.

De acordo com a TV Globo, os soldados dispararam dezenas de tiros no carro onde seguia a família, no domingo à noite, depois de confundir o veículo com outro que estava a ser utilizado por supostos membros de um gangue.

Em comunicado, o Comando Militar do Leste disse que 10 dos 12 militares envolvidos no incidente foram presos, devido a inconsistências entre as suas declarações iniciais e os factos que mais tarde vieram à tona. Os mesmos foram acusados ​​por não cumprirem as regras e o caso será ouvido pela justiça militar.

Durante grande parte do ano passado, os militares brasileiros assumiram a segurança pública no estado do Rio de Janeiro.

O número de homicídios em 2018 caiu 7% em relação ao ano anterior, para 4.950, segundo dados do Estado. Ainda assim, o número de mortos em confrontos com as forças da autoridade aumentou 36% no mesmo período.

O presidente Jair Bolsonaro, ex-capitão do exército que foi deputado federal do Rio de Janeiro durante quase três décadas, assumiu o cargo em 01 de janeiro, prometendo uma linha dura para enfrentar as gangues violentas do país.

Na nota informativa, o Comando Militar do Leste repudiou os abusos cometidos por militares e reiterou o “compromisso do exército com a transparência e os parâmetros legais impostos pelo império da lei ao uso legítimo da força pelos seus membros”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …