Demissão em bloco no Hospital Garcia de Orta. Administração nega

Dez chefes de equipa das urgências e igual número de médicos internistas que trabalhavam no mesmo serviço terão apresentado nesta quinta-feira a demissão no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

As demissões, de acordo com um comunicado emitido pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, foram apresentadas em bloco.

A decisão dos internistas “deve-se à decisão do Conselho de Administração de retirar a Cirurgia Geral da presença física no Serviço de Urgência”, explica o comunicado. “É evidente que isso levará a um esgotamento ainda maior dos Internistas na Urgência, para além de pôr em perigo os doentes do foro cirúrgico, que ficam dispersos numa amálgama de doentes ainda maior”, alerta a SPMI.

A Sociedade diz que a atitude de protesto “deve merecer uma atenção especial, porque no Hospital Garcia de Orta a Medicina Interna tem dado provas de enorme capacidade de trabalho e iniciativa, sendo considerada como exemplo no caso da Hospitalização Domiciliária”, e expressa “solidariedade”, esperando que “o Conselho de Administração reveja rapidamente a decisão tomada, porque estão em causa o desrespeito pelos especialistas de Medicina Interna e, mais do que tudo, a assistência médica segura a que todos temos direito”.

Por outro lado, e questionado pela agência Lusa, o conselho de administração do Garcia de Orta negou ter recebido qualquer pedido de demissão esta quinta-feira. “Nenhum diretor de serviço do HGO [Hospital Garcia de Orta] se demitiu”, declarou.

Numa nota enviado momentos antes, o conselho admitiu, no entanto, ter recebido uma carta assinada por um grupo de chefes de equipa do serviço de urgência geral “alertando para alguns problemas internos inerentes” e fazendo “referência à possibilidade de demissão”.

“De imediato o CA [Conselho de Administração], na pessoa do sr. diretor clínico, recebeu o grupo e, nessa reunião, foram esclarecidas as dúvidas existentes e assumido o compromisso, por parte do CA, de adoção de medidas possíveis, neste momento, para ajudar a resolver as questões e as situações colocadas”, acrescenta a nota do Hospital Garcia de Orta.

De acordo com a administração, foi marcada uma nova reunião para a primeira quinzena de outubro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.